Quantcast
Channel: Mix: tudo sobre cultura jovem - Jovem - iG
Viewing all 216 articles
Browse latest View live

Da banda do coreto para o Blue Man Group: “Foi um choque me ver azul”

$
0
0

Natália Eiras

Vencedor de um concurso na TV, Vinícius Masteguim se tornou o primeiro brasileiro a integrar a trupe de percussão americana que faz shows pelo mundo todo

Está tudo azul para Vinícius Masteguim, 21 anos. Nascido em Leme, cidade de 90 mil habitantes no interior do estado de São Paulo, ele viu sua vida virar de ponta cabeça depois de vencer um concurso que o transformou no primeiro integrante brasileiro do Blue Man Group, trupe de percussão de origem americana que faz shows simultâneos pelo mundo todo. “Comecei como um músico que tocava na banda do coreto da cidade, que teve que sair de casa para poder estudar, então é uma honra participar deste grupo”, disse o artista em entrevista ao iG.

LEIA TAMBÉM - O mapa do skate em São Paulo: os melhores lugares para treinar
“Realce” completa 30 anos e vira série de documentários no canal pago Woohoo

O resultado do concurso, organizado pelo “Caldeirão do Huck”, da TV Globo, foi divulgado no domingo (28). Foram seis meses do início ao fim da competição, em que Vinícius participou de vários testes, apresentações no palco do programa e 15 performances ao lado da trupe original em Nova York, onde passou dois meses em treinamento.

Curta a página do iG Jovem no Facebook

Por isso, antes mesmo de ser oficialmente um integrante do grupo, Vinícius já havia sentido na pele a sensação de ser azul. “Fiquei um pouco em choque quando me vi vestido de Blue Man pela primeira vez”, confessa. “Você está monocromático, vestido como um personagem tão conhecido. Você é um deles.”

De malas prontas para passar cinco meses em Chicago, nos Estados Unidos, ele conta o que aprendeu nesses últimos meses tão intensos de sua vida – inclusive inglês, que mal falava. “Tínhamos uma tradutora, mas eu não queria depender de ninguém, então comecei a me virar.” Leia a entrevista completa a seguir.

iG: O que mais você aprendeu nesses últimos seis meses?
Vinícius Masteguim: Além da língua, Outro desafio a ser vencido foi a parte cênica das performances. Eu não tinha nenhuma base de interpretação. Artisticamente, esse crescimento foi uma das coisas mais marcantes para mim. Eu era fã do grupo, via suas performances na internet, mas nunca imaginei que um dia seria um deles.

LEIA MAIS - Robôs aproximam estudantes de um dia ser um Homem de Ferro

iG: Como começou a gostar de fazer percussão?
Vinícius Masteguim: Comecei tocando bateria aqui em Leme, mas sentia falta da parte melódica, dos vibrafones. Então me interessei por percussão sinfônica, porque conhecia o trabalho dos meus professores de música do Conservatório de Tatuí, onde completei minha formação musical. Aí fiz quatro anos de produção na banda sinfônica, como bolsista. Também toquei na Tchá Degga Da, uma seleção brasileira de percussionistas.

iG: Como foi participar do concurso? Achou que o ganharia?
Vinícius Masteguim:  Foi uma experiência bem interessante, desde o começo do processo, com a quantidade de audições que foram feitas. A experiência de estar no palco representou para mim um grande amadurecimento musical. Não só na parte musical, mas na parte cênica. Eu não tinha nenhuma base anterior de interpretação.

LEIA MAIS - AnnaSophia Robb: “Nossa série não quer ser 'Sex and the City'”

iG: Qual foi a parte mais difícil da competição?
Vinícius Masteguim: Foi aprender a atuar mesmo. Porque, no caso do Blue Man, você precisa interpretar um personagem, mas continuar tendo um pouco de si, ter a sua opinião. É uma linha muito tênue que separa a sua personalidade da do personagem. É preciso ser honesto consigo mesmo na hora de interpretar. Vivenciar mesmo, de coração, estar presente na cena como se fosse a primeira vez. Tem que fazer o show como se fosse a primeira vez, com a mesma energia.

iG: Como se sente sendo o primeiro brasileiro a entrar para o Blue Man Group?
Vinícius Masteguim: É uma honra trabalhar em uma companhia deste tamanho, com 20 anos de trabalho duro, e poder representar o Brasil em um grupo conhecido internacionalmente. Para mim, é um privilégio. Comecei como um músico que tocava na banda do coreto da cidade, que teve que sair de casa para poder estudar, então é ótimo participar deste grupo.

Siga o iG Jovem no Twitter

iG: Era fã?
Vinícius Masteguim: Sempre gostei muito do trabalho deles. Nunca tinha visto um show ao vivo, mas acompanhava pela internet. Via os vídeos na internet e lia matérias sobre eles, mas nunca tive a ambição de um dia chegar lá. Quando apareceu essa oportunidade, resolvi agarrar. Foi muito legal assistir ao show deles e depois estar no mesmo palco que eles.

iG: O que acha que pode oferecer como brasileiro para o grupo?
Vinícius Masteguim: Quando estávamos nos Estados Unidos, fizemos vários ensaios e a troca de informações foi muito grande. A gente os ensinou a executar algumas coisas, por exemplo, porque vão rolar uns sambas nos próximos shows. Mas, além da parte musical, teve o confronto das culturas. Eles são um pouco mais frios, mais secos, e os brasileiros são mais calorosos. É outra forma de conviver.

iG: Se não tivesse se tornado um Blue Man, o que você faria?
Vinícius Masteguim: Continuaria trabalhando com música, com produção sinfônica. Ainda bem que o Blue Man Group tem tudo o que eu queria. Agora faz parte daquilo que eu queria ser, como músico e como artista. O grupo faz parte do meu sonho.

CONTINUE LENDO - Alfie Allen: "Ser odiado mostra que estou atuando bem”
De luvas cor de rosa, meninas mostram no ringue que luta é coisa de mulher


10 teorias da conspiração dos desenhos animados

$
0
0

iG São Paulo

A caverna é o purgatório, um herói está em coma, o outro toma drogas: as animações são prato cheio para lendas. As especulações mais marcantes (e sombrias) sobre os desenhos

Os desenhos animados costumam ser um prato cheio para os autores de teorias da conspiração. Personagens em coma, guerras apocalípticas e alucinações são, segundo fãs especuladores, algumas das mensagens subliminares presentes nas inocentes animações que assistimos na TV e no cinema. O iG Jovem reuniu as dez teorias mais intrigantes.

LEIA TAMBÉM - Loucura de fã: os famosos teen que já foram surpreendidos no palco
Da banda do coreto para o Blue Man Group: “Foi um choque me ver azul”

1 - “Caverna do Dragão” é o purgatório
A teoria da conspiração mais conhecida dá conta de que Hank, Eric, Sheila, Diana, Presto e Bobby teriam sofrido um acidente durante o passeio da montanha-russa que os levou ao Reino da Caverna do Dragão e que o lugar é, na realidade, o purgatório. De acordo com a lenda, o vilão Vingador e o Mestre dos Magos seriam, ainda, a mesma pessoa. A especulação nasceu do fato de que o desenho animado, exibido de 1983 a 1986, foi interrompido inesperadamente sem ganhar um episódio final. O roteirista Michael Reaves desmentiu a teoria dizendo que o roteiro do fim da história havia sido escrito, mas nunca foi produzido.

2 - “Rugrats” é fruto da imaginação de Angélica
Especuladores de plantão apontam que as aventuras do bebê de um ano Tommy Pickles e seus companheiros de brincadeira não passam de fragmentos da imaginação da “vilã” Angélica. A garotinha teria criado o mundo dos “Rugrats” por conta da negligência de seus pais, sempre ocupados. A hipótese vai além: o ruivinho Chuckie teria morrido com sua mãe, o que explica o constante nervosismo de seu pai. Tommy teria falecido ainda durante a gestação, por isso Stu passa tanto tempo no porão fazendo brinquedos para o filho que nunca nasceu. Já os irmãos DeVilles teriam sido vítima de aborto. Como Angélica não sabia o sexo do bebê, ela imaginou dois gêmeos, um menino e uma menina.


3 - Os personagens de “Bob Esponja” são mutantes
O alto astral e as piadas sem noção do Bob Esponja podem ganhar um tom mais sombrio se considerarmos que, segundo teorias, os personagens são mutantes, produtos de radiação de testes nucleares. De acordo com a lenda, eles vivem embaixo do Atol de Bikini, área do Oceano Pacífico onde, nos anos 1940 e 1950, foram feitas explosões atômicas de forma experimental. Por isso, o local em que a esponja amarela vive se chama Fenda do Biquini.

Curta o iG Jovem no Facebook

4 - “Samurai Jack” se passa na mesma cidade que “As Meninas Super Poderosas”
Se formos comparar imagens do destruído cenário em que se passa “Samurai Jack”, encontraremos grandes semelhanças com Townsville, cidade em que Florzinha, Docinho e Lindinha vivem e que defendem. Isso deu corda para fãs especuladores chegarem à conclusão de que o Samurai Jack luta, então, na metrópole pós-apocalíptica ou, no caso, após o maligno Aku destruir tudo. Por isso, o protagonista teria que voltar no tempo para restaurar a cidade das Meninas Super Poderosas.

5 - Finn de “A Hora da Aventura” está em coma
A teoria mais conhecida sobre o desenho do canal Cartoon Network é que a Terra do Ooo é, na realidade, a nossa Terra após uma guerra nuclear. Porém, outra lenda que permeia esse desenho, atual grande sucesso, dá conta de que o protagonista Finn estaria, na realidade, em coma após tentar o suicídio. Nas especulações, o personagem seria um menino de 13 anos cuja mãe teria dois empregos e, por isso, seria bastante solitário, tendo como melhor e único amigo o cachorro Jake. Após a morte do bicho de estimação, o garoto teria caído em depressão e provocado uma overdose de medicamentos. Assim, todos os personagens inimagináveis de “A Hora da Aventura” não passariam de alucinações do menino inconsciente.

LEIA MAIS - Cartoon Network comemora aniversário de 20 anos. Qual seu desenho favorito?
Batalha de robôs aproxima estudantes do sonho de um dia ser um Homem de Ferro 

Hora de Aventura

Hora de Aventura

Foto: Divulgação

Pokemon

Pokemon

Foto: Divulgação

Bob Esponja

Bob Esponja

Foto: Divulgação

Caverna do Dragão

Caverna do Dragão

Foto: Divulgação

Rugrats

Rugrats

Foto: Divulgação

Samurai Jack e As Meninas Superpoderosas

Samurai Jack e As Meninas Superpoderosas

Foto: Divulgação

Coragem, o Cão Covarde

Coragem, o Cão Covarde

Foto: Divulgação

Aladdin

Aladdin

Foto: Divulgação

Smurfs

Smurfs

Foto: Divulgação

Inspetor Bugiganga

Inspetor Bugiganga

Foto: Divulgação

6 - “Coragem, o cão covarde” é pura imaginação
Os monstros do desenho do cachorrinho cor-de-rosa não existem de verdade, é o que afirma uma teoria sobre “Coragem, o cão covarde”. Segundo a lenda, a história é narrada a partir do ponto de vista de Coragem, ou seja, sob a visão de um cão. Por isso ele se assusta com os bichos horríveis que aparecem em sua casa, mas os donos não dão bola, já que eles são humanos e sabem que os tais monstros são apenas pessoas normais. Aliás, o animalzinho não mora no meio do nada, ele inclusive tem vizinhos, mas acredita estar em um lugar isolado porque nunca sai para passear.

7 - “Pokemon” se passa em um mundo pós-guerra
Você já percebeu que existem muitas crianças e idosos em “Pokemon”? Isso pode ter uma terrível explicação. Uma teoria diz que o anime se passa em uma realidade alternativa, na qual o Japão saiu como vencedor da Segunda Guerra Mundial. Os pocket monsters foram a arma secreta do governo japônes, e por isso esses seres fantásticos andam livremente pelo país. No jogo para Gameboy, uma fala do líder de ginásio Lt. Surge serve para corroborar a tese: “Ei, moleque! O que pensa que está fazendo aqui? Você não vai durar muito em combate, com certeza! Eu vou te dizer, garoto, Pokemons elétricos salvaram minha vida na guerra”.

8 - Não existe só um “Inspetor Bugiganga”
Se um “Inspetor Bugiganga” já é bizarro, imagine dois! É o que sugere uma lenda sobre o desenho animado. Segundo alguns fãs, o terrível Dr. Garra é, na verdade, o Inspetor Bugiganga original. Durante algum tempo, acreditou-se que ele tivesse morrido, por isso fizeram um clone exatamente igual ao original. Quando o verdadeiro Inspetor Bugiganga voltou da suposta morte, ele se irritou ao ver que um impostor tinha tomado seu lugar e jurou vingança ao clone, se transformando no vilão da história.

Siga o iG Jovem no Twitter

9 - “Aladdin” é uma história futurística
Uma teoria afirma que “Aladdin” não se passa em um mundo mágico, mas sim no futuro. Uma das provas dessa tese é uma fala do Gênio, que em determinado episódio diz que as roupas de Aladdin eram do século III. Como ele ficou preso na lâmpada por 10 mil anos, alguns fãs acreditam que a história se passa no ano 10300, no século 103. Nesse futuro, a cultura islâmica é a única remanescente e os artefatos mágicos presentes no desenho são, na verdade, frutos da tecnologia.

10 - “Smurfs” é um desenho sobre drogas
Alguns paranoicos afirmam que “Smurfs” é um desenho sobre drogas. Segundo essa teoria, o vilão Gargamel, que seria viciado em LSD e chá de cogumelo, via pequenos seres azuis durante suas “viagens”. Uma das provas que os fãs que acreditam nessa tese usam é a de que Gargamel conseguiu criar um Smurf, a Smurfete.

CONTINUE LENDO - MTV planeja produzir série baseada nos filmes "Pânico"
Cidade grande vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones"

Epic Nerd Fights estreia no TV iG com batalha entre PC Siqueira e Gus Lanzetta

$
0
0

iG São Paulo

A esquete clássica feita originalmente nos eventos do youPIX vai ganhar uma versão online nesta terça-feira (14), às 19h30. O debate será transmitido ao vivo pela internet

Os nerds PC Siqueira e Gus Lanzetta se encontram, nesta terça-feira (14), às 19h30, no ringue da Epic Nerd Fights, esquete clássica dos eventos do youPIX e que, agora, vai acontecer no estúdio do TV iG e será transmitido ao vivo

LEIA MAIS: Agentes de “Os Vingadores” ganham série de TV
"Percy Jackson: Mar de Monstros" ganha novo pôster

Nascido nas edições da festa sobre cultura de internet, o Epic Nerd Fights coloca dois grandes nomes da nerdsfera para debater assuntos super relevantes e polêmicos deste mundo. Os guerreiros têm apenas 60 segundos para defender com unhas e dentes a sua opinião sobre temas como Bacon vs Ruivas, DC vs Marvel ou "Game of Thrones" vs "O Senhor dos Anéis". 

Siga o Twitter do iG Jovem

Enquanto a briga rola solta na primeira edição da esquete no TV iG, os espectadores podem votar em tempo real no participante que, segundo a sua opinião, está defendendo melhor o ponto de vista. 

Curta o iG Jovem no Facebook

A primeira batalha tem a presença de Gus Lanzetta, jornalista fã de jogos e co-criador do site "Lektronik", e o já conhecido PC Siqueira, que, pela segunda vez, tenta levar a melhor no Epic Nerd Fights após perder para o tri-campeão Cauê Moura

Para assistir esta briga, acesse o youPIX

CONTINUE LENDO: "24 Horas" vai voltar a ser produzido
Após cinco temporadas, "90210” chega ao fim nos Estados Unidos

Primeiro brasileiro a integrar o Blue Man Group estreia em espetáculo nos EUA

$
0
0

iG São Paulo

Natural de Leme, no interior de São Paulo, Vinícius Masteguim faz sua estreia como um homem azul nesta quarta-feira (15), em Chicago. Leia a entrevista que o iG Jovem

Vinícius Masteguim, 21 anos, vai subir ao palco pela primeira vez como um homem azul oficialmente nesta quarta-feira (15), em Chicago. O músico é o primeiro brasileiro a integrar um espetáculo do Blue Man Group e estará em cartaz no teatro Briar Street Theater, na cidade americana. 

LEIA MAIS: Da banda do coreto para o Blue Man: “Foi um choque me ver azul”
Robôs aproximam estudantes de um dia ser um Homem de Ferro

Natural de Leme, município do interior de São Paulo, o artista, estudante do conservatório Dr. Carlos Campos, em Tatuí, passou por um processo de seleção de oito meses de duração, promovido pelo programa "Caldeirão do Huck", da TV Globo, para integrar a trupe de percussionistas. 

Siga o Twitter do iG Jovem

“Comecei como um músico que tocava na banda do coreto da cidade, que teve que sair de casa para poder estudar, então é uma honra participar deste grupo”, disse Vinícius em entrevista ao iG Jovem.

Apesar de ter sido anunciado vencedor apenas no fim de abril, o músico já havia se apresentado com o Blue Man Group durante dois meses de treinamento intensivo na sede da trupe, em Nova York. "Fiquei um pouco em choque quando me vi vestido de Blue Man pela primeira vez", disse o artista. Leia a entrevista completa aqui

CONTINUE LENDO: Alfie Allen: "Ser odiado mostra que estou atuando bem”
"Percy Jackson: Mar de Monstros" ganha novo pôster

Veja 10 atrações que você não pode perder nas 24 horas da Virada Cultural

$
0
0

iG São Paulo

Luta livre, RPG , stand-up comedy e shows são os programas que devem reunir o público jovem e virar ponto de encontro

São Paulo recebe no próximo fim de semana a nona edição da Virada Cultural. A programação  oficial começa a partir das 18h do sábado (18), mas nossa seleção inclui também alguns eventos paralelos. Mais de 80 lugares da cidade receberão atrações que vão de shows de músicos consagrados a apresentações de stand-up comedy.

LEIA TAMBÉM - Usando a internet, dupla Primos Distantes conquista o seu público
One Direction anuncia shows no Brasil em 2014

O iG Jovem preparou um guia com 10 atrações imperdíveis para você.

1 - I Festival Games Brasil
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158)
Data e horário: Sábado (18/5) das 12h às 21h, Domingo (19/5) das 11h às 20h

O I Festival Games Brasil é uma mostra que pretende divulgar os principais avanços brasileiros no desenvolvimento de jogos, que vão desde games a jogos de tabuleiros. Os destaques são os jogos Qasir al-Wasat, Toren, Dugeon Land, Kights of Pen and Paper, Mr. Bee, Ballistic, Oniken, Xilo e Out There Somewhere.

2 - RPG - Mundo das Trevas
Local: SESC Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822)
Data e horário: Sábado (18/5) - 18h

O RPG entra na Virada Cultural com o Mundo das Trevas. O SESC Ipiranga organizará um jogo para 18 pessoas às 6 horas da tarde de sábado, com auxílio da Livraria Devir. Retirar os ingressos com antecedência.

3 - Show: Thiago Pethit
Local: Palco Copan (Avenida Ipiranga, 200)
Data e horário: Sábado (18/5) - 19h

Thiago Pethit é um dos nomes mais promissores da nova MPB e pretende conquistar ainda mais admiradores com seu show na Virada Cultural. O paulistano ganhou notoriedade ao recrutar Alice Braga para fazer o clipe de “Nightwalker”, sua música mais conhecida. O som gostoso de Thiago Pethit é ideal para embalar a noite de quem irá para casa logo depois do show ou irá se aventurar pela madrugada da Virada.

4 - Desenhando São Paulo - Charges e Tirinhas HQ
Local: SESC Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185)
Data e horário: Sábado (18/5) - 20h

A intervenção propõe uma grande interação entre público e artistas. O público irá propor um tema e ajudar o artista a criar uma charge, tirinha ou HQ sobre o assunto levantado. Depois da Virada, as obras continuarão expostas no SESC Bom Retiro.


5 - Show: Apanhador Só

Local: Palco Cásper Líbero - Brasil (Av. Cásper Líbero, 300)
Data e horário: Domingo (19/5) - 10h

Os gaúchos da banda Apanhador Só já são bem conhecidos na cena alternativa, mas ainda não atingiram o grande público. Tocando rock alternativo, a banda é um dos principais destaques da programação matutina da Virada. Parada obrigatória para quem quer ver um bom show.

6 - Show: Criolo
Local: Palco Júlio Prestes (Praça Júlio Prestes)
Data e horário: Domingo (19/5) - 12h

O aclamado rapper fará um dos shows mais concorridos desta edição da Virada. Em constante ascensão, Criolo é um dos artistas mais prestigiados da nova geração e promete fazer um show recheado de hits como “Subirudoistiozin” e “Não Existe Amor em SP”.

7 - Bate-Bola
Local: Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/n)
Data e horário: Domingo (19/5) - 12h

O objetivo do “Bate-Bola” é relacionar a história do futebol à história da Estação da Luz. Para isso, a mostra usa uma mesa de futebol de botão para contar as fascinantes histórias.

8 - Luta livre
Local: SESC Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 505)
Data e horário: Domingo (19/5) - 15h

A luta livre é um dos eventos mais divertidos da Virada Cultural. Os lutadores mascarados conquistam o público com seu carisma e seus golpes malucos, mas as lutas são sérias. Mesclando porrada com palhaçada, as lutas são garantia de diversão.

9 - Banda Paralela
Local: Catavento Espaço Cultural da Ciência (Palácio das Indústrias, Pq. Dom Pedro II)
Data e horário: Domingo (19/5) - 15h

A Banda Paralela investe no humor e na interação com a plateia para cativar o público. O destaque do grupo é a variedade do repertório, que vai desde o maracatu ao dance.

Curta o iG Jovem no Facebook

10 - Stand-up comedy
Local: Praça da Sé
Data e horário: Domingo (19/5) - 17h30

O palco da Praça da Sé será totalmente voltado à stand-up comedy e receberá diversos comediantes renomados. O destaque fica por conta da sessão das 17h30, que será apresentada por Rafael Cortez e terá Danilo Gentili, Oscar Filho, Robson Nunes, Marcelo Marrom, Rodrigo Capella, Fábio Lins e Fábio Rabin como convidados. 

LEIA MAIS - 10 teorias da conspiração dos desenhos animados

LEIA MAIS - Novo pôster de “Jogos Vorazes: Em Chamas” é divulgado no Instagram

CONTINUE LENDO - Batalha de robôs aproxima estudantes do sonho de um dia ser um Homem de Ferro

São Paulo vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones"

Os famosos em versão de brinquedo

$
0
0

iG São Paulo

Quer levar pra casa o Justin Bieber, a Katniss de "Jogos Vorazes" ou todo o One Direction? Veja bonecos inspirados em pessoas famosas ou personagens da cultura pop

A trança e o arco de Katniss, de "Jogos Vorazes", também estão na versão Barbie da personagem

A trança e o arco de Katniss, de "Jogos Vorazes", também estão na versão Barbie da personagem

Foto: Divulgação

As fãs de Justin Bieber podem levar o cantor canadense para casa

As fãs de Justin Bieber podem levar o cantor canadense para casa

Foto: Getty Images/Divulgação

Bella Swan, de

Bella Swan, de "Crepúsculo", em sua versão Barbie

Foto: Getty Images/Divulgação

Edward, de

Edward, de "Crepúsculo", para ficar na estante do quarto

Foto: Getty Images/Divulgação

Harry Potter também tem a versão em plástico para os fãs terem em casa

Harry Potter também tem a versão em plástico para os fãs terem em casa

Foto: Getty Images/Divulgação

O boneco do Homem de Ferro tira o capacete e exibe o rosto de Robert Downey Jr.

O boneco do Homem de Ferro tira o capacete e exibe o rosto de Robert Downey Jr.

Foto: Getty Images/Divulgação

A Mattel fez uma Barbie inspirada na Katy Perry, com direito a peruca e saia de doces

A Mattel fez uma Barbie inspirada na Katy Perry, com direito a peruca e saia de doces

Foto: Getty Images/Divulgação

O boneco de Harry Styles, do One Direction, é tão estiloso quanto o verdadeiro

O boneco de Harry Styles, do One Direction, é tão estiloso quanto o verdadeiro

Foto: Getty Images/Divulgação

O loirinho Niall Horan, de One Direction, e sua versão brinquedo

O loirinho Niall Horan, de One Direction, e sua versão brinquedo

Foto: Getty Images/Divulgação

O boneco do Zayn Malik, do One Direction, usa até jaquetinha

O boneco do Zayn Malik, do One Direction, usa até jaquetinha

Foto: Getty Images/Divulgação

O boneco de Louis Tomlinson, do One Direction, também usa camisa listrada

O boneco de Louis Tomlinson, do One Direction, também usa camisa listrada

Foto: Getty Images/Divulgação

O boneco do Liam Payne, do One Direction, ainda tem o cabelão que o cantor tinha

O boneco do Liam Payne, do One Direction, ainda tem o cabelão que o cantor tinha

Foto: Getty Images/Divulgação

Quando saiu

Quando saiu "Homem de Ferro 2", a Viúva Negra, feita por Scarlett Johansson, ganhou uma versão boneco

Foto: Getty Images/Divulgação

O Thor, feito por Chris Hemsworth, também tem capa e martelo na versão boneco

O Thor, feito por Chris Hemsworth, também tem capa e martelo na versão boneco

Foto: Getty Images/Divulgação

O cantor Cody Simpson segura o microfone na versão em plástico

O cantor Cody Simpson segura o microfone na versão em plástico

Foto: Getty Images/Divulgação

O Lanterna Verde, herói feito por Ryan Reinolds, também tem a sua versão em boneco

O Lanterna Verde, herói feito por Ryan Reinolds, também tem a sua versão em boneco

Foto: Getty Images/Divulgação

O Ned Stark, de

O Ned Stark, de "Game of Thrones", ficou mais fofo em plástico

Foto: Getty Images/Divulgação

Assim como Daenerys, de

Assim como Daenerys, de "Game of Thrones", que carrega um dragãozinho no ombro

Foto: Getty Images/Divulgação

Hermione, de

Hermione, de "Harry Potter", tem uma Barbie inspirada nela

Foto: Getty Images/Divulgação

O Frodo, de

O Frodo, de "O Senhor dos Anéis", carrega a mochilinha até na versão em boneco

Foto: Getty Images/Divulgação

CONTINUE LENDO - 10 teorias da conspiração dos desenhos animados
Robótica aproxima estudantes do sonho de um dia ser um Homem de Ferro

Os nerds mais legais da cultura pop

$
0
0

iG São Paulo

No dia 25 de maio comemora-se o Dia do Orgulho Nerd, ou o Dia da Toalha; relembre personagens geeks dos filmes, desenhos e séries, e escolha seu favorito na enquete do iG

Sheldon Cooper: o nerd anti-social de 'The Big Bang Theory' entende tudo de física, mas nunca consegue sacar uma única piada irônica

Sheldon Cooper: o nerd anti-social de 'The Big Bang Theory' entende tudo de física, mas nunca consegue sacar uma única piada irônica

Foto: Divulgação

Napoleon Dynamite: o ícone dos nerds 'losers' conquistou simpatizantes ao promover seu melhor amigo Pedro a presidente da turma

Napoleon Dynamite: o ícone dos nerds 'losers' conquistou simpatizantes ao promover seu melhor amigo Pedro a presidente da turma

Foto: Divulgação

Velma: o cérebro por trás da turma de Scooby Doo é sempre determinante na solução dos mistérios

Velma: o cérebro por trás da turma de Scooby Doo é sempre determinante na solução dos mistérios

Foto: Divulgação

Spock: ícone clássico da cultura nerd, o oficial da série 'Star Trek' é mestre em ciência, tecnologia e também domina línguas

Spock: ícone clássico da cultura nerd, o oficial da série 'Star Trek' é mestre em ciência, tecnologia e também domina línguas

Foto: Divulgação

Peter Parker: mesmo depois de ter se transformado no Homem-Aranha, Peter Parker não deixa de lado sua paixão pela ciência

Peter Parker: mesmo depois de ter se transformado no Homem-Aranha, Peter Parker não deixa de lado sua paixão pela ciência

Foto: Divulgação

Lisa Simpson: irmã mais nova de Bart, a saxofonista de 9 anos é vegetariana, budista e adora lutar por causas nobres

Lisa Simpson: irmã mais nova de Bart, a saxofonista de 9 anos é vegetariana, budista e adora lutar por causas nobres

Foto: Divulgação

Já faz algum tempo que ser nerd não é mais sinônimo de ser o excluído da turma. Hoje eles são protagonistas de filmes, movimentam o mercado tecnológico e até ditam estilo. Tanto que no próximo sábado (25) é comemorado no mundo todo o Dia do Orgulho Nerd, ou, para os fãs de “O Mochileiro das Galáxias”, o Dia da Toalha. Para celebrar a nerdice presente dentro de cada um de nós, o iG selecionou os seis geeks mais legais da ficção. Relembre estes personagens desajeitados, porém cativantes, e vote em seu favorito na página inicial do iG.

LEIA TAMBÉM - "A Menina Sem Qualidades" pode mudar uma vida, afirma diretor
Batalha de robôs aproxima estudantes do sonho de um dia ser um Homem de Ferro

Sheldon Cooper: o nerd de “The Big Bang Theory” entende tudo de física, mas nunca consegue sacar uma única piada irônica, por sua falta de habilidades sociais. Fã de ‘O Senhor dos Anéis’ e discípulo de Spock, da série “Star Trek”, Sheldon passa horas no apartamento que divide com Leonard estudando, jogando videogame e lendo seus quadrinhos favoritos, a maioria deles da DC Comics. Interpretado por Jim Parsons, o personagem já rendeu ao ator duas estatuetas Emmy e um Globo de Ouro.

Curta a página do iG Jovem no Facebook

Napoleon Dynamite: o ícone dos nerds “losers” conquistou simpatizantes ao promover seu melhor amigo Pedro a presidente de sua turma na escola. Ele mora com a avó e o irmão mais velho em uma cidadezinha no interior de Idaho. Escrito e dirigido por Jared Hess, o filme virou cult nos anos 2000 e a camiseta da campanha “Vote For Pedro” ganhou vários adeptos.

Siga o iG Jovem no Twitter

Lisa Simpson: irmã mais nova de Bart, a saxofonista de 9 anos é vegetariana, budista e adora lutar por causas nobres. Por conta disso, sempre acaba metendo sua família em encrencas, apesar de ser considerada a única salvação dos Simpsons.

Velma: com seus óculos e cabelinho chanel inconfundíveis, Velma é o cérebro por trás da turma do Scooby Doo. Apaixonada por leitura e ciências, ela é determinante na solução dos mistérios, sempre com a ajuda de Fred e Daphne. Na versão cinematográfica do desenho, a personagem foi interpretada por Linda Cardellini, que também era uma nerd na série “Freaks and Geeks”.

Peter Parker: antes de se tranformar em Homem-Aranha, o jovem estudante adorava passar horas no laboratório da Oscorp Industries. Por conta de seus óculos de aro grosso e o jeito tímido, sempre foi alvo de bullying no colégio, até ser picado e se transformar no famoso super-herói que defende Nova York dos bandidos. No cinema, Peter Parker foi interpretado por Tobey Maguire na trilogia lançada em 2002 e atualmente é vivido por Andrew Garfield, na série “O Espetacular Homem-Aranha”.

Spock: ícone clássico da cultura nerd, o oficial da série 'Star Trek' é mestre em ciência, tecnologia e também domina línguas. Seu sinal feito com os dedos, chamado de saudação Vulcana, é um dos maiores símbolos da cultura nerd desde o fim dos anos 1960. O personagem foi interpretado originalmente por Leonard Nimoy e hoje pertence ao ator Zachary Quinto.

LEIA TAMBÉM - Robótica aproxima estudantes do sonho de ser um super-herói
Cidade grande vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones"

Especial: Dia do Orgulho Nerd

$
0
0

iG São Paulo

25 de maio é um dia importante para os fãs de games, RPG, HQs e sagas futurísticas. Leia as matérias do iG Jovem sobre as comemorações desta data

Houve um tempo em que ser nerd era sinônimo de espinhas, óculos 'fundo de garrafa', cabelo ensebado e gostos estranhos. Mas para a sorte deste distinto grupo encontrado em convenções de “Star Trek” mundo afora, as coisas mudaram.

Curta a página do iG Jovem no Facebook

Hoje, os nerd (ou “geeks”, como também são chamados) ditam comportamento nas redes sociais, faturam bilhões com suas start ups e até protagonizam filmes hollywoodianos.

Siga o iG Jovem no Twitter

Para homenagear o tamanho sucesso desta nova era dominada por Mark Zuckerberg, se comemora no dia 25 de maio o Dia do Orgulho Nerd.

A celebração foi criada em Madri, em 2006, por um blogueiro chamado “señor Buebo” e acabou se espalhando pelos quatro cantos do planeta.

A data não foi escolhida aleatoriamente: neste dia também se comemora o aniversário de lançamento de “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança “, primeiro lançamento da saga criada por George Lucas.

Além disso, 25 de maio é importante para os fãs de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Este é o dia em que eles saem nas ruas com toalhas nos ombros para celebrar a vida de Douglas Adams, autor do livro que morreu em maio de 2001. A homenagem é conhecida como Dia da Toalha.

Para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, leia as matérias especiais do iG Jovem:

Os nerds mais legais da cultura pop

Especial TV iG - O que é ser nerd?

Batalha de robôs aproxima nerds do sonho de um dia ser um Homem de Ferro

Cidade grande vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones"

Nerds saem do grupo dos excluídos e viram padrão de comportamento

Guia da conquista nerd, segundo os acampantes da Campus Party

Infográfico: Relembre a história dos videogames

Traga o universo geek para os ambientes

E MAIS

Carros que geeks e nerds gostariam de ter

Insanos: Como presentear um nerd

Console de games da década de 60 até os dias de hoje

O Buteco da Net: A evolução de games famosos


Guia de compras: Dia do Orgulho Nerd

$
0
0

iG São Paulo

Os objetos de desejo que todo geek gostaria de ter em casa. Veja a galeria e se inspire

O sabre de luz básico da Hasbro está à venda na RiHappy, por R$ 69,90

O sabre de luz básico da Hasbro está à venda na RiHappy, por R$ 69,90

Foto: Divulgação

A loja online Linux Mall tem o Darth Vader em versão quase inofensiva por R$ 75

A loja online Linux Mall tem o Darth Vader em versão quase inofensiva por R$ 75

Foto: Divulgação

O R2D2 já é um robô gracinha, imagina em forma de pelúcia! Esta está à venda no O Segredo do Vitório, por R$ 69,90

O R2D2 já é um robô gracinha, imagina em forma de pelúcia! Esta está à venda no O Segredo do Vitório, por R$ 69,90

Foto: Divulgação

Os fãs do game 'God of War' pode ter Kratos na mesa do PC por R$ 299. O boneco está à venda na Loja de Action Figure

Os fãs do game 'God of War' pode ter Kratos na mesa do PC por R$ 299. O boneco está à venda na Loja de Action Figure

Foto: Divulgação

Para dormir com bom humor, use uma máscara com rosto de zumbi da Casa Louca, por R$ 19,90

Para dormir com bom humor, use uma máscara com rosto de zumbi da Casa Louca, por R$ 19,90

Foto: Divulgação

Para os gamers, a Casa Louca também tem uma versão em controle remoto de videogame, por R$ 19,90

Para os gamers, a Casa Louca também tem uma versão em controle remoto de videogame, por R$ 19,90

Foto: Divulgação

Até o Pinguim, vilão do Batman, pode ficar bonitinho em versão pelúcia, à venda no O Segredo do Vitório, por R$ 59,90

Até o Pinguim, vilão do Batman, pode ficar bonitinho em versão pelúcia, à venda no O Segredo do Vitório, por R$ 59,90

Foto: Divulgação

A Imaginarium tem um suporte para tablet que imita uma TV vintage. Sai por R$ 99,90

A Imaginarium tem um suporte para tablet que imita uma TV vintage. Sai por R$ 99,90

Foto: Divulgação

O boneco eletrônico do Homem de Ferro está disponível da RiHappy, por R$ 99,90

O boneco eletrônico do Homem de Ferro está disponível da RiHappy, por R$ 99,90

Foto: Divulgação

O Finn, de

O Finn, de "A Hora da Aventura", pode ir morar na sua casa por R$ 179. O boneco está disponível na loja O Segredo do Vitório

Foto: Divulgação

O Homem-Aranha de plástico sai por R$ 11,90 na loja RiHappy

O Homem-Aranha de plástico sai por R$ 11,90 na loja RiHappy

Foto: Divulgação

O Yoda virou pendrive de 8g na Imaginarium. O dispositivo sai por R$ 139,90

O Yoda virou pendrive de 8g na Imaginarium. O dispositivo sai por R$ 139,90

Foto: Divulgação

Os nerds podem ter a Batgirl no bolso da calça neste caderno com capa da super-heroína. R$ 25 no O Segredo do Vitório

Os nerds podem ter a Batgirl no bolso da calça neste caderno com capa da super-heroína. R$ 25 no O Segredo do Vitório

Foto: Divulgação

O celular também pode ter cara de controle de videogame com a capa feita pela Imaginarium (R$ 59,90)

O celular também pode ter cara de controle de videogame com a capa feita pela Imaginarium (R$ 59,90)

Foto: Divulgação

Sonha ir para o espaço? Você pode ter, pelo menos, uma camiseta da Nasa, à venda no site Linux Mall, por R$ 44

Sonha ir para o espaço? Você pode ter, pelo menos, uma camiseta da Nasa, à venda no site Linux Mall, por R$ 44

Foto: Divulgação

Os fãs de Pokémon podem ter uma almofada em forma de pokébola na Casa Louca, por R$ 49

Os fãs de Pokémon podem ter uma almofada em forma de pokébola na Casa Louca, por R$ 49

Foto: Divulgação

A versão toyart de Jason, de

A versão toyart de Jason, de "Sexta-feira 13", está à venda na loja Design Mania, por R$ 94

Foto: Divulgação

O jokenpô do nerd está na caneca do Linux Mall (R$ 40)

O jokenpô do nerd está na caneca do Linux Mall (R$ 40)

Foto: Divulgação

O celular do geek ganha um toque retrô com capinha de celular da Imaginarium (R$ 59,90)

O celular do geek ganha um toque retrô com capinha de celular da Imaginarium (R$ 59,90)

Foto: Divulgação

O brinquedo Genius virou almofada na Casa Louca. O objeto sai por R$ 59,90

O brinquedo Genius virou almofada na Casa Louca. O objeto sai por R$ 59,90

Foto: Divulgação

A frase icônica do Sheldon, de 'The Big Bang Theory', está na caneca da Linux Mall sai por R$ 40

A frase icônica do Sheldon, de 'The Big Bang Theory', está na caneca da Linux Mall sai por R$ 40

Foto: Divulgação

Fã de música e de tecnologia? A iMug, da Casa Louca, sai por R$ 25,90

Fã de música e de tecnologia? A iMug, da Casa Louca, sai por R$ 25,90

Foto: Divulgação

No próximo sábado (25), os geeks de todo o país comemoram o Dia do Orgulho Nerd ou, para os fãs de "O Mochileiro das Galáxias", o Dia da Toalha. Este pessoal é conhecido por adorar colecionar objetos que fazem referência a HQs e outros elementos da cultura pop. Por isso, o iG Jovem selecionou alguns objetos que todo nerd gostaria de ter em casa. Veja na galeria e se inspire! 

CONTINUE LENDO -  Traga o universo geek para os ambientes
Cidade grande vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones"
Nerds saem do grupo dos excluídos e viram padrão de comportamento

A nova arte de ser nerd

$
0
0

iG São Paulo

Amantes de tecnologia, HQs e "Star Wars" deixam o grupo dos perdedores na escola para ditar comportamento e estilo. Rótulo deixou de ser negativo para virar o grupinho "cool"

Está bem enganado quem pensa que todo nerd usa aparelho, vive cheio de espinhas e não tem amigos. A imagem eternizada nos filmes e desenhos americanos, do CDF que apanha dos valentões da escola, está se tornando cada vez mais rara: hoje os nerds são protagonistas de séries, se tornam bilionários com suas start-ups e ditam comportamento nas redes sociais. Neste novo cenário, existe até mesmo um Dia do Orgulho Nerd, comemorado no dia 25 de maio.

LEIA MAIS - SP vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones"
Robótica aproxima estudantes do sonho de um dia ser um Homem de Ferro

Para Bia Granja, curadora do youPIX, festival de cultura de internet cuja próxima edição acontece em julho, o nerd de hoje não tem um estereótipo.

Curta a página do iG Jovem no Facebook

“O nerd já não usa mais camisa xadrez, caneta no bolso, óculos e aparelho nos dentes. Se você ver um cara assim na rua, é mais provável que ele seja hipster", brinca.

Siga o iG Jovem no Twitter

Segundo ela, o nerd de hoje é muito diferente do que conhecemos pelos ícones do cinema e tv, como o banana do Napoleon Dynamite ou o Milhouse de "Os Simpsons".

"Ser nerd hoje em dia tem a ver com ir atrás do que você quer. O novo nerd tem um espírito 'faça você mesmo' na veia. Ele realmente corre atrás das coisas que o interessam", comenta Bia.

Nerd com orgulho

O aluno de medicina Gabriel Antunes, 21, quem o diga. Ele é apaixonado por histórias em quadrinhos, filmes de super-heróis e RPG. Fã do Homem-Aranha e atualmente viciado em Battlefield 3, o estudante diz que não se encaixa no estereótipo clássico do nerd perdedor.

“Eu saio bastante, vou a shows, viajo com amigos e sempre conciliei isso com meu gosto por HQs, filmes de super-heróis e jogos online”, afirma.

LEIA TAMBÉM - 10 teorias da conspiração dos desenhos animados
Escola forma jovens bruxas, mas não ensina a transformar sapo em príncipe

Em vez de o afastar das pessoas, as paixões do estudante o fizeram conhecer gente com gostos parecidos aos dele. “Ser nerd me fez conhecer muita gente bacana”, revela o futuro médico. Ele conta que, com suas paixões "nerds", fez uma porção de amigos em jogos online multiplayer e inclusive conheceu sua namorada em um fórum de discussão sobre música.

A também estudante Flora Cruz, 19, se sente nerd por gostar de animes, ficção científica, jogos online e ter lido três vezes “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. “Hoje é difícil se definir como qualquer coisa sem ser apedrejada, mas acho que, pela definição generalizada, posso dizer que sou nerd”, reconhece a estudante de comunicação.

LEIA TAMBÉM - Sem medo de grama no cabelo, brasileiras do rúgbi miram 2016
De luvas cor de rosa, meninas mostram no ringue que luta é coisa de mulher

Segundo ela, em tempos de Mark Zuckerberg e "The Big Bang Theory" é raro haver resistência em relação ao rótulo. “Eu sofro mais preconceito de meus pais do que de qualquer outra pessoa. Eles me veem jogando e falam para eu ir para a balada”, brinca.

Gabriel ainda aponta que, atualmente, o mais importante, sendo nerd ou não, é ser você mesmo e respeitar as diferenças no meio em que você vive. “Cada pessoa tem seus gostos pessoais e conviver em meio a essas individualidades traz bastante aprendizado. Eu aprendo com os gostos dos meus amigos ‘não nerds’ e eles aprendem com os meus”, afirma o estudante.

Ser nerd agora é "cool"

Gabriel, Flora e Bia concordam em uma coisa: é muito mais fácil ser nerd hoje. "Atualmente, os estereótipos nerds são positivos. É cool ser nerd. Antigamente, esse rótulo era negativo, ser nerd era estar preso em seu próprio mundo”, diz Flora.

A curadora do youPIX afirma que a internet foi muito importante para esta transformação. "A internet foi providencial para a transformação da cultura nerd. Hoje o nerd é um cara ligado à esfera digital, ele vai atrás do que quer e da melhor maneira de se expressar. Ser nerd hoje é uma questão muito mais filosófica do que física", avalia.

“A internet ajudou a cultura nerd a sair do underground e chegar ao mainstream. O campo nerd está muito mais expandido hoje em dia e isso ajuda na aceitação dessa cultura”, acredita a curadora.

O estereótipo nerd na mídia já está mudando, mas ainda não se assemelha a real condição dos nerds atuais. “Em 'Big Bang Theory', por exemplo, os personagens nerds têm necessariamente problemas sociais, e isso não é verdade na vida real”, compara Flora.

Para a estudante, não deveria existir uma definição de nerd. “Cada um tem seus interesses e gostos. As pessoas não deveriam ser rotuladas por serem diferentes da maioria. É como se eu resolvesse chamar pelo mesmo nome pessoas que gostam de assistir novela”, conclui.

Carioca de 12 anos lança aplicativo para calcular notas e não bombar na escola

$
0
0

iG São Paulo

iBoletim Brasil já está entre os mais baixados da App Store brasileira na categoria educação. “Alguns acham legal, outros acham que é coisa de nerd. Eu não sei se sou nerd”

O ídolo dele não é Kaká, nem Messi ou Cristiano Ronaldo, mas Steve Jobs, o fundador da Apple. Ele poderia gastar suas tardes andando de skate ou passeando no shopping, mas prefere ficar em casa estudando matemática e fuçando as funções de seu Mac.

O resultado disso foi o aplicativo iBoletim Brasil, lançado em março, atualmente um dos trinta mais baixados na categoria educação da App Store brasileira. Seu criador é o garoto Natan Gorin, de 12 anos, um carioca tímido, apaixonado por guitarra, Call of Duty e Daft Punk.

LEIA TAMBÉM - Veja a página especial do iG Jovem para o Dia do Orgulho Nerd
"A Menina Sem Qualidades" pode mudar uma vida, afirma o diretor Felipe Hirsch

O app faz um serviço simples, mas muito útil. O usuário tem que definir a média necessária para ser aprovado, cadastrar suas matérias e inserir as notas. Com essas informações, o programa calcula a nota que você precisa tirar para não repetir de ano.

Curta o iG Jovem no Facebook

O interesse do garoto por esse assunto começou aos 10 anos de idade. Fã do vlogueiro Felipe Neto, Natan aprendeu a editar vídeos e passava suas tardes fazendo isso. Quando ganhou um Mac de seus pais, ele foi além da simples edição de vídeos e passou a programar sites.

“Eu montava alguns sites de teste, que não eram publicados. Um dia, mexendo no computador, descobri um programa para fazer apps e me encantei. Acho apps mais legais e úteis do que sites”, conta Natan, atualmente no sétimo ano do ensino fundamental.

Pela internet, o garoto aprendeu várias linguagens de programação. “Eu ia atrás de livros sobre HTML, CSS e JavaScript para aprender a mexer com essas linguagens. Como eu já sabia falar inglês e a maioria dos materiais estava na internet, foi fácil de aprender”, diz.

Os pais do carioca, um tributarista e uma dentista, não entendiam nada do que ele fazia. “Eles achavam que eu ainda estava editando vídeos, apesar de perceberem que eu estava inserindo um monte de códigos em uma tela preta”, se diverte o garoto.

LEIA TAMBÉM - A nova arte de ser nerd

Entre os amigos, Natan é o único que entende de programação. “Eles não entendem nada de programação, por isso não converso com eles sobre isso. Só converso sobre esse assunto pela internet, com alguns colegas que moram longe”, revela.

Até por isso, seus amigos não hesitam em o chamar de nerd. “Alguns acham legal, outros acham que é coisa de nerd. Eu não sei se sou nerd”, diz.

Mas, se depender de suas notas, o carioca pode ser considerado um CDF: sua média mais baixa é 8,5 e Natan ainda assume que, para ele, estudar matemática é diversão. “Me sinto nerd naquilo que gosto, pois vou atrás das coisas e me esforço para ser bom”, avalia o estudante.

Como não costuma sair, os jogos online são, além de um meio de diversão, a melhor forma de comunicação com seus amigos. “Converso pelo Skype, por hangouts e jogando online”, conta o carioca.

O menino de 12 anos já trabalha no próximo app, que tem a ver com matemática e deve ser lançado nos próximos dias. Ele ainda não sabe com o que vai trabalhar no futuro. “Ainda é muito cedo para decidir, muita coisa pode acontecer, mas quero estudar engenharia da computação ou ciência da computação”, planeja o garoto.

LEIA MAIS - SP vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones"

14 anos, 13 aplicativos

Rafael Costa tem apenas 14 anos, mas já pode ser considerado um veterano no desenvolvimento de apps. O estudante do primeiro ano do ensino médio possui 13 aplicativos registrados na App Store e no Google Play, entre jogos, como Bad Red Dot, e utilitários, caso do FacePad.

Seu interesse pelo mundo da programação veio de uma forma inusitada. “Eu peguei um vírus no computador e fiquei muito curioso para descobrir como ele funcionava. Comecei a pesquisar e descobri que os programas têm uma linguagem própria, então comecei a estudar linguagem de programação”, lembra.

Siga o iG Jovem no Twitter

O garoto não disfarça e assume que é de fato nerd. “Eu sou um nerd clássico, aquele que tira nota alta e deixa os colegas de classe irritados. Não sou o hipster que usa Instagram e fala que é nerd por assistir ‘The Big Bang Theory’”, dispara.

As notas dele comprovam. “Minha nota mais baixa é 8, em português. Eu não me dou bem em português porque aquilo não tem lógica alguma”, se defende.

Inspirado por Steve Jobs e Steve Wozniak, os criadores da Apple, Rafael tem sonhos altos. “Meu sonho é estudar engenharia da computação ou ciência da computação, morar no Vale do Silício e trabalhar na Apple. Depois, quero abrir minha empresa. Quero ser livre de horários, livre para tocar os projetos que eu quiser”, sonha o garoto.

Os prodígios Natan e Rafael têm um caminho muito longo pela frente, mas já conquistaram um grande prestígio no mundo da tecnologia e acreditam que ainda há muitos apps a se inventar.

“Como Henry Ford falou na época da invenção do carro, as pessoas queriam um cavalo mais rápido, não um carro. Para o próximo app de sucesso, nós temos que descobrir o que as pessoas ainda não sabem que querem”, finaliza Rafael.

CONTINUE LENDO - Robótica aproxima estudantes do sonho de um dia ser um Homem de Ferro
Os nerds mais legais da cultura pop

9 coisas que os nerds estão vendo, lendo, jogando ou ouvindo

$
0
0

iG São Paulo

Para não fazer feio no Dia do Orgulho Nerd, veja os assuntos mais comentados entre esta galera

Na era da informação e internet, os nerds deixaram o cantinho dos excluídos na escola para receberem um lugar sob os holofotes. A popularização dos super-heróis no cinema e de séries como “The Big Bang Theory” ajudou a diminuir o preconceito com esses “sabichões” e os transformaram em padrão de comportamento e consumo. Por isso, quando uma produção de TV ou filme cai no gosto desta galera, pode ter certeza que ela vai ser um grande sucesso.

Na semana do Dia do Orgulho Nerd, comemorado neste sábado (25), o iG Jovem selecionou os principais assuntos que os geeks estão vendo, lendo, jogando ou ouvindo.

LEIA MAIS: Nerds saem do grupo dos excluídos e viram padrão de comportamento
Os nerds mais legais da cultura pop

“Game of Thrones”
Não importa se você é nerd ou não: o grande assunto do momento é a obra de George R. R. Martin. A disputa pelo Trono de Ferro é popular até entre o pessoal que não é necessariamente fã de cultura pop. Os livros da série estão entre os mais vendidos no mundo todo, enquanto a estreia da terceira temporada da série da HBO foi vista por mais de quatro milhões de pessoas -- e, na internet, é a série mais pirateada do momento. Assim, se você não quer deixar que falte assunto em uma roda de amigos, aposte nas histórias de Westeros.

Siga o Twitter do iG Jovem

“A Hora da Aventura”
O desenho do Cartoon Network pode parecer e soar infantil, mas está bem longe disso. Finn e seu melhor amigo, o cachorro Jake, passam por situações surreais com humor ácido e muito, muito sarcasmo. Tudo isso com um pano de funo para lá de obscuro: a Terra do Ooo, onde “A Hora da Aventura” se passa, é na verdade a Terra após uma guerra nuclear. Ainda acha que o desenho é infantil demais para você?

“Homem de Ferro 3”
O terceiro longa da saga estrelada por Tony Stark se passa após os acontecimentos de “Os Vingadores”. Assim, o super-herói, que sempre foi super seguro, está passando por um estresse pós-traumático e precisa lidar com um novo vilão, que usa humanos como bombas mortais. “Homem de Ferro 3” está há três semanas entre os filmes mais vistos nos Estados Unidos, arrecadando cerca de R$ 660 milhões em bilheteria.

E MAIS: Cidade grande vira campo de batalha para fãs de "Game of Thrones"

'BioShock Infinite' é o terceiro jogo da série e foi lançado em março deste ano

'BioShock Infinite' é o terceiro jogo da série e foi lançado em março deste ano

Foto: Reprodução

'Além da Escuridão - Star Trek' vai chegar ao Brasil só em junho, mas já é o filme mais visto nos Estados Unidos

'Além da Escuridão - Star Trek' vai chegar ao Brasil só em junho, mas já é o filme mais visto nos Estados Unidos

Foto: R

A estreia da 3ª temporada de 'Game of Thrones' foi vista por mais de quatro milhões de pessoas

A estreia da 3ª temporada de 'Game of Thrones' foi vista por mais de quatro milhões de pessoas

Foto: Divulgação

Há três semanas em cartaz, 'Home de Ferro 3' ainda ocupa a segunda colocação na bilheteria da semana

Há três semanas em cartaz, 'Home de Ferro 3' ainda ocupa a segunda colocação na bilheteria da semana

Foto: Divulgação

 'A Hora da Aventura', do canal Cartoon Network, é o novo desenho animado favorito dos nerds

'A Hora da Aventura', do canal Cartoon Network, é o novo desenho animado favorito dos nerds

Foto: Divulgação

O novo CD do Daft Punk, 'Random Access Memories', tem sido bastante ouvido pela galera geek

O novo CD do Daft Punk, 'Random Access Memories', tem sido bastante ouvido pela galera geek

Foto: Divulgação

Lara Croft, da série “Tomb Raider”, é o principal ícone feminino nos games. Aventureira, a arqueóloga derruba qualquer criatura severa que encontra pelo caminho

Lara Croft, da série “Tomb Raider”, é o principal ícone feminino nos games. Aventureira, a arqueóloga derruba qualquer criatura severa que encontra pelo caminho

Foto: Divulgação

A série de HQ 'The Walking Dead' continua provocando ansiedade entre os fãs de zumbis

A série de HQ 'The Walking Dead' continua provocando ansiedade entre os fãs de zumbis

Foto: Reprodução

“Além da Escuridão - Star Trek”
Os fãs brasileiros só poderão ver o novo capítulo da saga em junho, mas nos Estados Unidos ele já é o mais visto da temporada, com R$ 340 milhões arrecadados em bilheteria em seu primeiro fim de semana. Estrelado por Chris Pine e Zachary Quinto, este é o segundo filme da franquia dirigido por J. J. Abrams e vai mostrar a tripulação da Enterprise procurando uma maneira de impedir a guerra entre a Federação e um antigo membro da organização.

“BioShock: Infinite”
O terceiro jogo da série distópica criada pela Irrational Games foi motivo de ansiedade entre os gamers. Lançado em março deste ano, o jogo não é uma sequência direta da dos anteriores, já que, em vez do futuro, o “Infinite” passa em 1912, na cidade de Columbia, que está literalmente suspensa no céu. O protagonista, o ex-agente Pinkerton, é mandado para aquele lugar para resgatar uma garota.

E MAIS: Guia da conquista nerd, segundo os acampantes da Campus Party

“Tomb Raider”
Esqueça todas as peripécias que Lara Croft fazia no início de sua história. A heroína retornou, neste ano, aos consoles mais jovem e mais humana, vivendo uma aventura mais próxima à realidade. Por isso, o game leva apenas o nome “Tomb Raider” e está entre os mais vendidos no Brasil, segundo lista da revista “Veja”. Os fãs da heroína estavam curiosos para saber como ela sobreviveu a um misterioso naufrágio em uma ilha deserta.

Curta o iG Jovem no Facebook

“The Walking Dead”
A terceira temporada da série chegou ao fim em março e pode não ter agradado muito os fãs, mas a obra baseada na HQ de Robert Kirkman ainda é um dos programas favoritos dos nerds. Enquanto a produção da Fox se prepara para seu quarto ano, a história sequencial original sobre os zumbis está, atualmente, em sua 18ª edição nos Estados Unidos. No Brasil, a HQ está no número 9 e é lançado pela HQM Editora.

“Random Access Memories” - Daft Punk
A dupla não é mania exclusiva do público nerd, mas todo mundo há de convir que as músicas feitas por dois “robôs” franceses tem tudo a ver com o universo geek. O disco lançado nessa terça-feira (21) é o primeiro do grupo depois de oito anos. “Get Lucky”, primeiro single do novo trabalho, está entre as dez músicas mais ouvidas no momento da revista “Billboard”. E, de acordo com a “The Hollywood Reporter”, existe uma previsão de venda de 250 mil a 300 mil cópias do disco.

“Surgeon Simulator 2013”
Este é um jogo para não se levar à sério. Atual sensação no YouTube, a diversão deste simulador de cirúrgia é jogá-lo das maneiras mais esdrúxulas possíveis, incluindo dividir os controles com o seu melhor amigo só para deixar a experiência de fazer um transplante de coração no espaço mais emocionante. Se quiser dar boas risadas, procure vídeos de pessoas jogando enquanto comenta as coisas surreais deste game, como o fato de você não precisar ter muito cuidado ao manusear os órgãos de seu paciente.



Lisa Simpson e Sheldon Cooper são eleitos os nerds mais legais da cultura pop

$
0
0

iG São Paulo

Com 40% dos votos, Lisa Simpson e Sheldon Cooper ficam empatados no primeiro lugar em enquete realizada em tempo real pelo portal iG

Lisa Simpson, de “Os Simpsons”, e Sheldon Cooper, de “The Big Bang Theory”, dividiram o título de nerd mais legal da cultura pop, segundo enquete realizada em tempo real pelo portal iG.

LEIA TAMBÉM - Veja a página especial do iG Jovem para o Dia do Orgulho Nerd
Carioca de 12 anos lança aplicativo para calcular notas e não bombar na escola

Em uma disputa tão acirrada quanto uma batalha de sabres de luz, Lisa e Sheldon ficaram tecnicamente empatados no primeiro lugar, cada um com 40% dos dos mais de 35 mil votos. Eles deram um xeque-mate em outros nerds como Spock, de "Star Trek" (11% dos votos), Velma, de "Scooby Doo" (6% dos votos), Peter Parker, o Homem-Aranha (2% dos votos), e Napoleon Dynamite (1% dos votos).

A filha do meio da família Simpson é o oposto de seu irmão Bart. Inteligente, estudiosa e defensora do meio ambiente, a menina budista é a criança mais esperta de sua escola e sempre se dá bem nas provas. Como se isso não bastasse, a menina ainda é craque no saxofone e chama a atenção de muitos mestres do jazz de Springfield.

Curta o iG Jovem no Facebook

Sheldon Cooper: o nerd anti-social de 'The Big Bang Theory' entende tudo de física, mas nunca consegue sacar uma única piada irônica

Sheldon Cooper: o nerd anti-social de 'The Big Bang Theory' entende tudo de física, mas nunca consegue sacar uma única piada irônica

Foto: Divulgação

Napoleon Dynamite: o ícone dos nerds 'losers' conquistou simpatizantes ao promover seu melhor amigo Pedro a presidente da turma

Napoleon Dynamite: o ícone dos nerds 'losers' conquistou simpatizantes ao promover seu melhor amigo Pedro a presidente da turma

Foto: Divulgação

Velma: o cérebro por trás da turma de Scooby Doo é sempre determinante na solução dos mistérios

Velma: o cérebro por trás da turma de Scooby Doo é sempre determinante na solução dos mistérios

Foto: Divulgação

Spock: ícone clássico da cultura nerd, o oficial da série 'Star Trek' é mestre em ciência, tecnologia e também domina línguas

Spock: ícone clássico da cultura nerd, o oficial da série 'Star Trek' é mestre em ciência, tecnologia e também domina línguas

Foto: Divulgação

Peter Parker: mesmo depois de ter se transformado no Homem-Aranha, Peter Parker não deixa de lado sua paixão pela ciência

Peter Parker: mesmo depois de ter se transformado no Homem-Aranha, Peter Parker não deixa de lado sua paixão pela ciência

Foto: Divulgação

Lisa Simpson: irmã mais nova de Bart, a saxofonista de 9 anos é vegetariana, budista e adora lutar por causas nobres

Lisa Simpson: irmã mais nova de Bart, a saxofonista de 9 anos é vegetariana, budista e adora lutar por causas nobres

Foto: Divulgação

Já Sheldon Cooper é o nerd clássico. Extremamente inteligente, o cientista passa seus dias estudando física e fazendo experimentos. Quando não está estudando, o Dr. Cooper gosta de bater à porta da vizinha Penny, implicar com seus amigos e brincar com seus trenzinhos. Mesmo sendo antissocial, o sistemático Sheldon tem uma namorada, a também cientista Amy Farrah Fowler.

Lisa Simpson e Sheldon Cooper também fazem sucesso na TV brasileira. O desenho "Os Simpsons" é exibido no Brasil pela Fox e pela Band, enquanto "The Big Bang Theory" é atração da Warner e do SBT.

CONTINUE LENDO - Hannibal Lecter é eleito o assassino mais cruel do cinema
SP vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones" 

O que é ser nerd, segundo os nerds

$
0
0

Natália Eiras

PC Siqueira, Laura Buu ('Pink Vader'), Roberto Duque Estrada ('Matando Robôs Gigantes') e Giovana Penatti ('Garotas Geek') revelam as características que (quase) todo nerd tem

A arte de ser nerd mudou. Aqueles que viviam sofrendo bullying no colégio agora ditam estilo de vida, com ídolos poderosos e um mercado de cultura todo dedicado a eles -- os super-heróis da Marvel que o digam. Quem antes não gostava de se assumir geek, hoje até mesmo bate no peito e comemora, neste sábado (25), o Dia do Orgulho Nerd.

LEIA TAMBÉM - 9 coisas que os nerds estão vendo, lendo, jogando ou ouvindo
Carioca de 12 anos lança aplicativo para calcular notas e não bombar na escola

Fãs de RPG, animes, quadrinhos, games e “Star Trek” no mundo inteiro se movimentam para celebrar a era da informação, onde ser nerd deixou de ser um rótulo negativo e passou a ser um universo extremamente rico e diverso.

Curta a página do iG Jovem no Facebook

Não existe uma cartilha que ensine a ser nerd. Mas mesmo que eles neguem, os seguidores de Spock têm sim suas características em comum.

É o que contam PC Siqueira, Laura Buu (“Pink Vader”), Roberto Duque Estrada (“Matando Robôs Gigantes”) e Giovana Penatti (“Garotas Geek”), quatro nerds bastante conhecidos na internet brasileira:

A livraria é sua segunda casa
Não há lugar que um nerd se sinta mais à vontade do que no meio dos livros. “Para um nerd, um fim de semana bacana é ir a uma livraria, ficar ligado com o que está rolando”, diz Laura Buu, fundadora do site “Pink Vader”. O vlogueiro PC Siqueira é dessa turma. “Na minha adolescência, eu ficava lá o dia todo lendo”, conta. Roberto Duque Estrada, um dos fundadores do podcast “Matando Robôs Gigantes”, completa que a objetividade que um nerd tem para comprar roupas é inversamente proporcional ao tempo que ele gasta em uma loja de livros. “Ficamos hora olhando as novidades, passeando pelo lugar”, explica.

LEIA MAIS - Guia de compras: o que dar de presente no Dia do Orgulho Nerd

…e ir a uma convenção é melhor que ir a Disney
Nada mais legal do que estar no meio de pessoas que gostam das mesmas coisas que você. Giovana Penatti, uma das fundadoras do blog “Garotas Geek”, só falta dar pulinhos quando lembra que em junho estará na E3, em Los Angeles, feira mais importante do mercado de games. “Vou poder mexer no novo Xbox e no PlayStation”, diz ela sem tentar disfarçar a emoção. Laura Buu quase não acredita que já foi três vezes a Comic-Con, em San Diego. “Hoje em dia, quando eu lembro, nem parece que aquela experiência foi real”, conta a blogueira.

Jogar online também conta como vida social
Gamer que é gamer já ouviu a mãe mandando “parar de ficar enfurnado na frente deste computador”. O que os pais não entendem é que, para o nerd, jogar online conta como vida social. “Quando você está online, conversa com as pessoas, interage”, diz Giovana. “Não é a mesma coisa que ir ao bar, mas é uma forma de interação”. PC Siqueira conheceu grande parte de seus amigos estando na rede. “Se não fosse a internet, eu não teria 90% dos meus amigos”, diz. Para Roberto Duque Estrada, fazer novos amigos online é possível, mas o contato físico é importante. “Uma coisa completa a outra."

Tudo bem ter uma coleção estranha
Para que colecionar bonequinhos se não vai brincar com eles? Para gente como Sheldon Cooper, isso faz todo o sentido.“Todo nerd precisa ter uma obsessão sem explicação”, brinca Giovana. E este colecionismo não precisa necessariamente ter algo a ver com nerdice. “Eu tenho um monte de camisas de time de futebol”, fala Roberto Duque Estrada. “Fora isso, eu coleciono enciclopédias de games e tenho sete versões diferente de ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’, meu livro favorito”. Por sua vez, PC Siqueira gosta, desde de criança, de atlas do corpo humano. “A galera até acha estranho, pensam que é um traço meio psicótico”, brinca.

Siga o iG Jovem no Twitter

Nada como um bom e velho debate
Enquanto os meninos em geral se sacaneiam por causa de times de futebol, os nerds gostam de travar debates como “Star Wars” versus “Star Trek” ou Android versus iOS. “Você pode não ter uma saga preferida, mas vai ter que escolher uma para gongar, porque aí o assunto vai render”, brinca Giovana. Mas, é claro, quando a discussão esquentar, é bom ter limites. “Todo mundo tem o direito de gostar do que quiser, sem ter o saco enchido pela galera”, finaliza PC.

CONTINUE LENDO - Megan Fox é fotografada nas filmagens de 'Tartarugas Ninjas'
Lisa Simpson e Sheldon Cooper são eleitos os nerds mais legais da cultura pop

Agende-se: 15 programas para o feriado de Corpus Christi

$
0
0

iG São Paulo

De exposição interativa a feira de adoção de animais, confira 15 programas em sete capitais para o último feriadão do ano

O feriadão de Corpus Christi é uma ótima oportunidade para viajar, mas pra quem fica, a programação das grandes capitais não deixa a desejar. O iG Jovem preparou um guia com 15 ótimas atividades para você fazer no último feriado do semestre, em vez de ficar jogando videogame e vendo TV o dia todo. Além de duas ótimas estreias nos cinemas, há opções de atividades em sete capitais:

CINEMA

“Se Beber, Não Case: Parte 3” (a partir de 30/05) - O último filme da série não tem casamento nem despedida de solteiro. Após a morte do pai de Alan (Zach Galifianakis), os amigos decidem levá-lo para um hospital para tratar de seus distúrbios mentais. Mas, no meio do caminho, Doug (Justin Bartha) é sequestrado e o grupo tem que contar com a ajuda de Mr. Chow (Ken Jeong) para resgatar o companheiro.

"Faroeste Caboclo” (a partir de 30/05) - Inspirado na clássica canção do Legião Urbana, o filme “Faroeste Caboclo” conta a história de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira), sua paixão por Maria Lucia (Isis Valverde) e o duelo com Jeremias (Felipe Abib).

SÃO PAULO

Exposição: Catavento Cultural - O museu interativo Catavento Cultural abre suas portas no feriadão. Dividido em quatro categorias, o espaço oferece atividades únicas, como tocar um meteorito de verdade e encontrar Gandhi em uma escalada.
Preço: R$ 6
Endereço: Palácio das Indústrias, Pq. D. Pedro II, São Paulo
Site: http://www.cataventocultural.org.br/

Feira de adoção de cães e gatos - Em parceira com a ONG Natureza em Forma, a Matilha Cultural promove semanalmente feira de adoção de cães e gatos. Uma ótima oportunidade para dar um lar a um animalzinho e ganhar um novo amigo.
Preço: grátis
Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542, São Paulo
Data e Horário: 02/06 (domingo), das 12h às 20h
Site: http://matilhacultural.com.br/

Cine na praça: “O Palhaço” - A Praça Victor Civita, na Zona Sul de São Paulo, vira um cinema a céu aberto nas noites de quinta-feira graças ao projeto Cine na Praça. Nesta semana, o filme exibido será “O Palhaço”, protagonizado por Selton Mello, que conta a história de um palhaço que acha que perdeu a graça.
Preço: grátis
Endereço: Rua Sumidouro, 580, São Paulo
Data e horário: 30/05 (quinta-feira), 20h
Site: http://pracavictorcivita.org.br/eventos/cine-na-praca-o-palhaco/

Ponto Pro Rock - O projeto Ponto Pro Rock leva à Praça Victor Civita shows de bandas de rock independentes. Desta vez, as atrações são The Gramophones, Projeto Caixa Preta e Doutor Jupter.
Preço: grátis
Endereço: Rua Sumidouro, 580, São Paulo
Data e horário: 01/06 (sábado), a partir das 15h
Site: http://pracavictorcivita.org.br/eventos/ponto-pro-rock-na-praca-18/

Parada Gay 2013 - A cidade de São Paulo recebe mais uma edição da Parada Gay. A festa que celebra o orgulho LGBT contará com shows de artistas como Daniela Mercury e é aberta a todos os públicos.
Preço: grátis
Endereço: Avenida Paulista
Data e horário: 02/06 (domingo), a partir das 11h
Site: http://www.paradasp.org.br/home/2013/05.html

RIO DE JANEIRO

Bicicletada no Centro do Rio - Todo mês, um grupo de ciclistas se reúne na Cinelândia e sai pedalando pelas ruas do centro do Rio de Janeiro para pedir mais respeito aos ciclistas. A edição de maio do evento acontece nesta sexta-feira.
Preço: grátis
Endereço: Cinelândia (em frente ao Cine Odeon)
Data e horário: 31/05 (sexta-feira), a partir das 18h30
Site: http://www.facebook.com/BicicletadaRioDeJaneiro/info

MAR (Museu de Arte do Rio) - Recém-inaugurado, o Museu de Arte do Rio recebe a exposição “Rio de Imagens - Uma paisagem em construção”, com obras que retratam a transformação estrutural que a cidade sofreu desde sua fundação.
Preço: De R$ 4 a R$ 8
Endereço: Praça Mauá, Rio de Janeiro
Horário: das 10h às 17h
Site: http://www.museudeartedorio.org.br/

Wallpeople - A intervenção “Wallpeople” volta ao Rio. Desta vez, o projeto tem o tema “Music Edition”. O objetivo do projeto é transformar um muro vazio em uma galeria criada pelas próprias pessoas que passam pelo lugar.
Preço: grátis
Endereço: Avenida Heitor Beltrão, esquina da Rua Alzira Brandão, ao lado do Teatro Ziembinski e Metrô São Francisco Xavier, na Tijuca
Data e horário: 01/06 (sábado), a partir das 14h
Site: https://www.facebook.com/events/195036560645345/

BELO HORIZONTE

"Os Gigantes da Montanha" - Este é o último fim de semana para assistir a peça “Os Gigantes da Montanha”, escrita por Luigi Pirandello. A montagem mostra a chegada de uma companhia teatral a uma vila mágica povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone.
Preço: Grátis.
Endereço: Pça. do Papa. Av. Agulhas Negras, s/nº. Mangabeiras.
Data e horário: Quinta a sábado, 20h. Domingo, 19h. 

PORTO ALEGRE

"Entre Nós" - A diversidade é debatida com bom humor na peça “Entre Nós”. Com texto de João Sanches e direção de Paulo Guerra, a montagem, em cartaz no teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana, narra o processo criação de dois jovens atores que se preparam para interpretar um casal gay.
Preço: R$ 20
Endereço: R. dos Andradas, 736. 6º andar. Centro.
Data e horário: Sábados, 21h. Domingos, 20h. 

SALVADOR

Oficina de xadrez - Nesta quinta-feira (30), às 10h, os adolescentes de Salvador terão a última chance para aprender técnicas e estratégias de xadrez na oficina ministrada na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.
Preço: Grátis.
Endereço: Pça Almeida Couto. Nazaré.
Data e horário: Quinta-feira (30), 10h. 

BRASÍLIA

"Nerd Style"- O fotógrafo João P. Teles começou, em 2009, a fotografar empresários, modelos, jornalistas e outros profissionais de moda sob a estética geek. O resultado está em exposição no shopping Conjunto Nacional até domingo (2).
Preço: Grátis.
Endereço: SDN CNB. Conjunto A. Ala Norte.
Site: http://www.cnbshopping.com.br

CURITIBA

Disney on Ice - Após passar por São Paulo, os personagens da Disney fazem a apresentação com patinação no gelo no Ginásio Tarumã, até o dia 2 de junho. Mickey Mouse, Minnie e sua turma celebram as datas comemorativas ao redor do mundo.
Preço: R$ 44 a R$ 174.
Endereço: Av. Victor do Amaral, 1749. Tarumã.
Data e horário: Quinta-feira (30), 15h e 19h30. Sexta-feira (31), 19h30. Sábado (1), 19h. Domingo (2), 15h. 


“Não vamos mudar”: grafite transforma Joanesburgo em galeria a céu aberto

$
0
0

Gustavo Abreu

Artistas se espalham pelas ruas de Newtown, bairro na região central da cidade. Movimento faz parte do processo de rejuvenescimento da África do Sul e conta com incentivo do governo

Nos anos 1980, quando o grafite começava a se disseminar pelos Estados Unidos e Europa, chamando a atenção até mesmo de algumas galerias mais pioneiras, o cenário das artes na África do Sul era bem diferente. O País se encontrava em um momento tenso de repressão em meio ao apartheid (regime de segregação racial) e, com isso, seus artistas eram impedidos de se expressar, a ponto de que o grafite era considerado um crime político, passível de prisão.

LEIA TAMBÉM - Zahara é a bola da vez na música da África do Sul
África do Sul incentiva turismo em região do povo zulu, seu maior grupo étnico

Era um tempo em que se arriscar a fazer arte nas ruas simplesmente não era opção. E o mais angustiante de tudo é que aquele era um tempo onde tudo o que a população negra e pobre mais precisava era poder ter voz. Voz para lutar por direitos iguais e sonhar em um dia ver o mundo se transformando em um lugar melhor.

Curta a página do iG Jovem no Facebook

O apartheid chegou ao fim em 1994 e o País celebrou sua primeira eleição direta, quando o sr. Nelson Mandela foi escolhido presidente da África do Sul. Naquele ano nascia no País a primeira geração “born free”, ou “nascida livre”, e nas ruas de Joanesburgo brotava o que viria a se tornar um dos movimentos artísticos mais excitantes do continente: o grafite sul-africano.

Siga o iG Jovem no Twitter

Após tantos anos de repressão, as cores praticamente explodiram nas fachadas dos prédios e isso pode ser visto até hoje pelas ruas de Newtown, bairro localizado no centro da cidade, a maior da África do Sul.

O movimento do grafite em Joanesburgo passou a ter força em 2001, com o apoio do governo local e a Johannesburg Development Agency, órgão criado para controlar o crescimento da cidade, tanto econômico, como urbano e cultural.

LEIA TAMBÉM - 9 coisas que os nerds estão vendo, lendo, jogando ou ouvindo

O processo de “colorir Joanesburgo” começou por encomenda da prefeitura e visa até 2040 transformar a cidade na maior galeria de arte a céu aberto do mundo, impulsionando também melhorias no setor público. O resultado é uma cidade mais viva e no mínimo inspiradora.

Laboratório jovem

Andando pelo centro de Joanesburgo (ou Joburg, como os locais chamam), é impossível não se encantar com a vibração das ruas, que formam um cenário muito parecido com Kreutzberg, bairro-reduto de artistas na parte leste de Berlim. Prédios decadentes, pontes e estacionamentos servem de tela branca para novos talentos, como os já conhecidos Tyke, Tapz e Mars.

Também fica claro em Newtown que a arte de rua de Joanesburgo ainda engatinha. É comum dizer que a cidade está pelo menos dez anos atrasada neste quesito, mas é exatamente isso que faz dela um lugar mais instigante: a primeira geração de grafiteiros ainda é jovem e isso significa mais experimentação, mais descobertas e infinitas novas possibilidades.

A efervecência é tamanha que hoje é bastante comum artistas de toda a África se mudaram para Joanesburgo, em busca de oportunidades criativas. Depois da Copa de 2010, quando o País esteve nos holofotes, grafiteiros famosos do mundo inteiro também começaram a incluir Joburg em seus roteiros, muitos deles incentivados por instituições como Aliança Francesa ou Instituto Goethe, como acontece bastante em São Paulo há algum tempo. É o caso, por exemplo, do alemão Herakut.

LEIA TAMBÉM - A Menina Sem Qualidades” marca estreia de Felipe Hirsch na TV

Debaixo da via expressa De Villiers Graaff , as cores de Falko One, considerado o primeiro grafiteiro da Cidade do Cabo, contrastam com a torre de concreto sendo levantada ao lado, numa área imensa onde vai se instalar um shopping center de luxo, indício do desenvolvimento econômico do país.

A poucos metros dali, pertinho da City Varsity, escola de mídias e artes criativas, um muro escondido abriga os dizeres “WE WONT MOVE” (“não vamos mudar”), enquanto jovens estudantes e aspirantes a artistas circulam pelo local. A obra homenageia um protesto feito originalmente em 1955, e eternizado pela lente do fotógrafo Jürgen Schadeberg, que se tornou símbolo de resistência, quando o governo branco expulsou os negros das cidades grandes.

Hoje, ao mesmo passo em que a África do Sul se prepara para comemorar os vinte anos do fim do Apartheid, em 2014, os grafites nas ruas celebram vinte anos da liberdade de expressão.

Agora resta apenas torcer para que a arte não se mude de Joanesburgo tão cedo.

Artistas para ficar de olho

myza 420
http://www.flickr.com/photos/myza420/

Faith47
http://www.faith47.com/

Falko
http://www.flickr.com/photos/52744804@N06/

Galerias para visitar

Arts on Main
http://marketonmain.co.za/

Goodman Gallery
http://www.goodman-gallery.com/

Rooke Gallery
http://www.rookegallery.com/

____________________________________

* O repórter Gustavo Abreu viajou a convite da South African Tourism


LEIA TAMBÉM - Edição rara de "Harry Potter" atinge valor recorde em leilão
Bieber e Swift são os grandes vencedores no Billboard Awards

Qual é o alien mais legal da ficção?

$
0
0

iG São Paulo

De Superman a Alf, relembre os alienígenas mais legais da ficção e eleja o seu preferido

Na última quinta-feira (30), a animação "Fuga do Planeta Terra" chegou aos cinemas brasileiros. O filme conta a história do astronauta intergalático Scorch Supernova, que decide responder a um sinal de socorro de um planeta alienígena e acaba se envolvendo em uma grande confusão.

Relembre na galeria abaixo os aliens mais legais da ficção e escolha seu favorito na enquete:

LEIA MAIS - 9 coisas que os nerds estão vendo, lendo, jogando ou ouvindo

E.T. - O alien mais famoso do cinema emocionou milhões de pessoas com sua história de amizade com o garoto Elliott

E.T. - O alien mais famoso do cinema emocionou milhões de pessoas com sua história de amizade com o garoto Elliott

Foto: Reprodução

Superman - Devido a explosão de Krypton, seu planeta de origem, o homem de aço foi enviado à Terra e se tornou um herói por aqui

Superman - Devido a explosão de Krypton, seu planeta de origem, o homem de aço foi enviado à Terra e se tornou um herói por aqui

Foto: Reprodução

Spock (Star Trek) - Meio Volcano, meio humano, o oficial comandante é um dos maiores ícones da cultura nerd

Spock (Star Trek) - Meio Volcano, meio humano, o oficial comandante é um dos maiores ícones da cultura nerd

Foto: Reprodução

Alf - O divertido alien chega por acaso à casa da família Tanner, que o adota e o esconde do exército

Alf - O divertido alien chega por acaso à casa da família Tanner, que o adota e o esconde do exército

Foto: Reprodução

Etevaldo (Castelo Rá-Tim-Bum) - O alien de um planeta desconhecido era um frequente visitante do castelo e fazia de tudo para entender os costumes humanos

Etevaldo (Castelo Rá-Tim-Bum) - O alien de um planeta desconhecido era um frequente visitante do castelo e fazia de tudo para entender os costumes humanos

Foto: Reprodução

Na'vi (Avatar) - No filme de Steven Spielberg, os humanos invadem o planeta Pandora e os Na'vi têm que defender sua terra

Na'vi (Avatar) - No filme de Steven Spielberg, os humanos invadem o planeta Pandora e os Na'vi têm que defender sua terra

Foto: Reprodução

Roger (American Dad) - O alien foi adotado pela família Smith e tem que andar disfarçado para não ser pego nas ruas dos Estados Unidos

Roger (American Dad) - O alien foi adotado pela família Smith e tem que andar disfarçado para não ser pego nas ruas dos Estados Unidos

Foto: Reprodução

Megamente - O vilão Megamente acaba matando o super-herói que o combate e tem que criar um novo inimigo

Megamente - O vilão Megamente acaba matando o super-herói que o combate e tem que criar um novo inimigo

Foto: Reprodução

Família Solomon (3rd Rock From The Sun) - A família extraterrestre chega à Terra graças a uma expedição e tenta viver como uma família terrestre normal

Família Solomon (3rd Rock From The Sun) - A família extraterrestre chega à Terra graças a uma expedição e tenta viver como uma família terrestre normal

Foto: Reprodução

Marte Ataca - Na clássica comédia de Tim Burton, os marcianos invadem a Terra e querem fazer de nosso planeta seu parque de diversões

Marte Ataca - Na clássica comédia de Tim Burton, os marcianos invadem a Terra e querem fazer de nosso planeta seu parque de diversões

Foto: Reprodução

CONTINUE LENDO - Hannibal Lecter é eleito o assassino mais cruel do cinema 
Lisa Simpson e Sheldon Cooper são eleitos os nerds mais legais da cultura pop

Cat beard: a nova mania da rede

$
0
0

iG São Paulo

Donos fotografam gatos como se fossem suas barbas e o meme volta a ser febre na internet

Se você vive em 2013 e é adepto das redes sociais, deve ter se deparado nos últimos dias com alguma foto de um de seus amigos com um gato na parte inferior do rosto. Não precisa se preocupar nem indicar-lhes psicólogos. Eles estão apenas seguindo o cat beard, a nova febre na internet.

LEIA MAIS - SP vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones"
Fotografar golpe da série "Dragon Ball" vira febre entre adolescentes do Japão

A moda na verdade surgiu em 2011, quando um usuário do Tumblr postou uma foto na qual um gato aparecia cubrindo sua boca, como se fosse uma barba. Isso foi o estopim para que outros usuários do site aderissem à moda e lotassem a rede social com fotos de "barba de gato". Entretanto, o meme perdeu força e ficou muito tempo esquecido.

Curta o iG Jovem no Facebook

No mês passado, o cat beard ressurgiu, novamente no Tumblr. O usuário Captain Awesome Sauce compartilhou uma imagem com cinco fotos de cat beard e recebeu mais de 50 mil reblogs em menos de 24 horas.

Siga o iG Jovem no Twitter

A partir de então, Tumblr, Instagram, Facebook e outras redes sociais foram tomadas por fotos de gatos e donos dos mais variados tipos, desde homens com bichanos com poucos pelos a mulheres com felinos enormes e peludos.

Para fazer o seu cat beard, o ideal é que seu nariz e o do bichinho estejam perfeitamente alinhados. Com isso, a cabeça dele irá cobrir toda a parte inferior do seu rosto e a "barba de gato" ficará evidente.

Veja na galeria abaixo os melhores exemplos de cat beard encontrados nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM - 10 teorias da conspiração dos desenhos animados

Esta é uma das fotos mais compartilhadas nas redes sociais e já virou um dos ícones do cat beard

Esta é uma das fotos mais compartilhadas nas redes sociais e já virou um dos ícones do cat beard

Foto: Reprodução

Esta foto foi postada no Tumblr em 2011 e deu início à onda do cat beard, que logo perdeu força

Esta foto foi postada no Tumblr em 2011 e deu início à onda do cat beard, que logo perdeu força

Foto: Reprodução

Cat beard ressurgiu há algumas semanas

Cat beard ressurgiu há algumas semanas

Foto: Reprodução

Quando os bichanos colaboram, as fotos ficam quase reais

Quando os bichanos colaboram, as fotos ficam quase reais

Foto: Reprodução

As mulheres também entraram na onda do novo meme

As mulheres também entraram na onda do novo meme

Foto: Reprodução

Os gatos maiores são usados para dar a impressão de barbas longas

Os gatos maiores são usados para dar a impressão de barbas longas

Foto: Reprodução

O cat beard invadiu o Tumblr, Instagram e outras redes sociais

O cat beard invadiu o Tumblr, Instagram e outras redes sociais

Foto: Reprodução

Alguns preferem fazer uma cat beard mais estilizada, mas os bichinhos não parecem gostar muito

Alguns preferem fazer uma cat beard mais estilizada, mas os bichinhos não parecem gostar muito

Foto: Reprodução

Nem os gatos com menos pelos escaparam da brincadeira

Nem os gatos com menos pelos escaparam da brincadeira

Foto: Reprodução

A brincadeira consiste em colocar um gato na frente da boca, como se ele fosse uma barba

A brincadeira consiste em colocar um gato na frente da boca, como se ele fosse uma barba

Foto: Reprodução

Alguns preferem só cobrir a boca, como se o gato fosse um cavanhaque

Alguns preferem só cobrir a boca, como se o gato fosse um cavanhaque

Foto: Reprodução

Para sua foto ficar perfeita, o seu nariz e o do gato devem estar alinhados

Para sua foto ficar perfeita, o seu nariz e o do gato devem estar alinhados

Foto: Reprodução

Até quem já tem barba entrou na onda

Até quem já tem barba entrou na onda

Foto: Reprodução

Alguns gatos combinam perfeita com seus donos

Alguns gatos combinam perfeita com seus donos

Foto: Reprodução

O cat beard já é um dos memes mais compartilhados neste ano

O cat beard já é um dos memes mais compartilhados neste ano

Foto: Reprodução

CONTINUE LENDO - Grafite transforma Joanesburgo em galeria a céu aberto
Batalha de robôs aproxima estudantes do sonho de um dia ser um Homem de Ferro

Guia de presentes: Dia dos Namorados

$
0
0

iG São Paulo

Não importa se ele (a) é cinéfilo, nerd, romântico, alternativo ou aventureiro. Veja na galeria as sugestões do iG Jovem para agradar sua outra metade no dia mais romântico do ano

Se o seu namorado ou namorada for um grande fã de filmes...

Se o seu namorado ou namorada for um grande fã de filmes...

Foto: Thinkstock

O pôster vintage de

O pôster vintage de "O Iluminado" (R$ 80) da loja virtual Storm é um jeito legal de enfeitar o quarto

Foto: Divulgação

O DVD de

O DVD de "O Hobbit", lançamento deste mês, pode ir para a coleção dele(a) por R$ 29,90

Foto: Divulgação

As meninas podem mostrar todo o seu amor pelos filmes com a bolsa da loja Banana Poá, por R$ 89

As meninas podem mostrar todo o seu amor pelos filmes com a bolsa da loja Banana Poá, por R$ 89

Foto: Divulgação

Almofadas com os casais mais marcantes do cinema da Art Maison (preço sob consulta)

Almofadas com os casais mais marcantes do cinema da Art Maison (preço sob consulta)

Foto: Divulgação

A camiseta de

A camiseta de "ET - O Extraterrestre" da loja All Posters tem versão masculina e feminina por R$ 45

Foto: Divulgação

Os companheiros românticos podem ganhar...

Os companheiros românticos podem ganhar...

Foto: Thinkstock

A caixa de chocolates da Cacau Show

A caixa de chocolates da Cacau Show "Que Gosto tem o seu Beijo?" (preço sob consulta)

Foto: Divulgação

A dupla de canecas da MK Mania é um jeito engraçadinho de dizer

A dupla de canecas da MK Mania é um jeito engraçadinho de dizer "Eu Te Amo", por R$ 60

Foto: Divulgação

O perfume Saharienne, da YSL, sai a partir de R$ 156

O perfume Saharienne, da YSL, sai a partir de R$ 156

Foto: Divulgação

A editora Rocco fala sobre amor em dois livros:

A editora Rocco fala sobre amor em dois livros: "A Gramática do Amor" (R$ 33,50) e "Quantic Love" (R$ 33,50)

Foto: Divulgação

O spa Kennzur tem vivências especiais para casais durante a semana (preço sob consulta)

O spa Kennzur tem vivências especiais para casais durante a semana (preço sob consulta)

Foto: Divulgação

Se o seu namorado(a) é mais aventureiro, você pode presentá-lo com...

Se o seu namorado(a) é mais aventureiro, você pode presentá-lo com...

Foto: Thinkstock

Capacete para skatista da loja Centauro, R$ 69,90

Capacete para skatista da loja Centauro, R$ 69,90

Foto: Divulgação

Para uma menina que está afim de jogar Roller Derby, o patins X-Quad da Traxart (R$ 499)

Para uma menina que está afim de jogar Roller Derby, o patins X-Quad da Traxart (R$ 499)

Foto: Divulgação

O seu namorado surfista pode ficar quentinho com o body da Rip Curl (R$ 299)

O seu namorado surfista pode ficar quentinho com o body da Rip Curl (R$ 299)

Foto: Divulgação

Mochila super estilosa da Nike deixa qualquer aventureiro mais descolado. Por R$ 199

Mochila super estilosa da Nike deixa qualquer aventureiro mais descolado. Por R$ 199

Foto: Divulgação

Um chaveiro mil e uma utilidades para qualquer ciclista da Centauro, por R$ 19,90

Um chaveiro mil e uma utilidades para qualquer ciclista da Centauro, por R$ 19,90

Foto: Divulgação

Aqueles que namoram gente mais descolada têm muitas opções de presentes...

Aqueles que namoram gente mais descolada têm muitas opções de presentes...

Foto: Thinkstock

O fone de ouvido verde da Imaginarium sai por R$ 229

O fone de ouvido verde da Imaginarium sai por R$ 229

Foto: Divulgação

Os pés de seu companheiro ficarão em destaque com o Jeremy Totem da Adidas (R$ 299)

Os pés de seu companheiro ficarão em destaque com o Jeremy Totem da Adidas (R$ 299)

Foto: Divulgação

O óculos da Chilli Beans (R$ 248) deixa qualquer míope bem estiloso

O óculos da Chilli Beans (R$ 248) deixa qualquer míope bem estiloso

Foto: Divulgação

O chapeu coco vermelho da Chapelaria Ópera (preço sob consulta) deixa qualquer look mais alegre

O chapeu coco vermelho da Chapelaria Ópera (preço sob consulta) deixa qualquer look mais alegre

Foto: Divulgação

Faça para ele/ela largar o Instagram dando a Instax, máquina instantânea da Fujifilm (R$ 249)

Faça para ele/ela largar o Instagram dando a Instax, máquina instantânea da Fujifilm (R$ 249)

Foto: Divulgação

O namorado ou namorada nerd podem se divertir neste Dia dos Namorados com...

O namorado ou namorada nerd podem se divertir neste Dia dos Namorados com...

Foto: Thinkstock

O livro

O livro "Os últimos dias de Krypton", da Ed. Casa da Palavra, por R$ 34,90

Foto: Divulgação

O game

O game "Bioshok Infinite" é garantia de boas horas de diversão por R$ 99

Foto: Divulgação

O Tux, mascote do Linux, pode ficar lindo na sua estante por R$ 29, na loja virtual Linux Mall

O Tux, mascote do Linux, pode ficar lindo na sua estante por R$ 29, na loja virtual Linux Mall

Foto: Divulgação

Seu companheiro (a) pode ficar por dentro de tudo do

Seu companheiro (a) pode ficar por dentro de tudo do "Star Wars" com o livro do O Segredo do Vitório, por R$ 60

Foto: Divulgação

O pôster de

O pôster de "Harry Potter" é um jeito de mostrar a sua nerdice na parede do quarto. Da loja virtual Storm, por R$ 80

Foto: Divulgação

CONTINUE LENDO: Participe do iG Web Talent Show, o concurso de talentos da web
Anitta estreia turnê no Rio e justifica os R$ 60 mil cobrados por apresentação

Curiosidade ou militância: a postura dos adolescentes na onda de protestos em SP

$
0
0

Natália Eiras

A reportagem do iG Jovem foi ver de perto a disposição dos adolescentes presentes ao ato contra o aumento da tarifa do ônibus que aconteceu nesta quinta-feira (3), em São Paulo

Eles poderiam estar no Facebook ou vendo as notícias pela TV, mas, em vez disso, alguns adolescentes preferiram sair às ruas e engrossar o coro dos descontentes. Alguns saíram preparados para um possível confronto com a polícia e levaram seu kit protesto, munido de vinagre e materiais de primeiros socorros. Outros foram atiçados pela curiosidade e preferiram manter uma certa distância, adotando uma postura de espectadores. No entanto, todos têm em comum o fato de ser jovens e o desejo de mudar a cidade.

LEIA MAIS: PM atirou até em quem pedia 'não machuquem os meninos' em SP
Veja o que dizem personagens do protesto contra aumento da passagem

O iG Jovem foi para o centro da cidade nesta quinta-feira (13), quando aconteceu o quarto ato contra o aumento da tarifa de ônibus, para conhecer algumas dessas histórias:

Leandro Gonçalves, 18 anos: “A gente é feito de palhaço pelos governantes”
Vestindo um blusão preto e uma calça jeans, o jovem, que está estudando para prestar vestibular para Direito e veio do Campo Limpo, na zona sul, para participar da manifestação, estava preparado para um possível confronto com a polícia. “Trouxe água, vinagre e primeiros socorros”, mostrou o estudante, abrindo a mochila. Esta é a segunda vez que ele vai a um ato e, na primeira vez, na terça-feira (11), a passeata foi marcada por novas amizades. “Conheci bastante gente da Unifesp e hoje vou encontrar um pessoal da USP”, explicou. A bandana molhada com vinagre, que ajuda a cortar o efeito do gás lacrimogêneo, já estava na mão, junto com o apito. “Para fazer barulho”, disse. E o nariz vermelho? “É que a gente é feito de palhaço pelos governantes”, falou categoricamente. Após responder as perguntas da reportagem, o rapaz pediu, antes de se afastar: “Mostra que aqui tem gente de bem, que nós não somos vândalos”.

E MAIS: Copyrights e direitos do internauta serão os temas do youPIX Festival 2013

Christian*, 15 anos: “Falei para minha mãe que estou na biblioteca”
Meio tímido entre os manifestantes, o adolescente parecia tenso, com as mãos sempre nos bolsos do casaco e olhando ao redor a todo momento. Esta é a primeira vez que ele participa de um ato contra o aumento da tarifa e está no lugar sem a autorização de seus pais. “Falei para a minha mãe que estou na biblioteca”, disse Christian. “Ela não sabe e eu não vou contar para ela. Ela me proibiria de vir”. O garoto, que não quis ser fotografado, tomou a decisão de participar da passeata repentinamente. “Vim de improviso, vim normal, como eu vou para a escola todos os dias”, afirmou.


Carolina Simphrorio, 17 anos: “Minha mãe não aprova, mas não impediu”
Era a primeira vez que Carolina participava de um dos atos do Movimento Passe Livre e dava para perceber uma ponta de ansiedade. “Estou nervosa com o governo, só isso”, ela explicou. A garota, que vai prestar vestibular para Relações Internacionais, foi ao protesto contra a vontade de sua mãe. “Ela não aprova, mas não me impediu de vir”, disse. “Eu já tive uma experiência com spray de pimenta e ela não gostou nem um pouco”, contou, se referindo ao tumulto que aconteceu no ano passado, na entrada para um show do Franz Ferdinand. Contrariando as orientações dos organizadores, que pede para os manifestantes irem aos atos usando calças e blusa compridas para se protegerem de estilhaços, Carolina estava usando calça jeans e uma frágil regata. A toalha com vinagre, no entanto, já estava bem segura na mão junto com o apito.

Siga o Twitter do iG Jovem

William Rossi, 16 anos: “Vim direto do colégio”
O uniforme de uma conhecida rede de colégios se destacava entre os manifestantes já encapuzados. “Eu vim direto da escola”, explicou William, que está no ensino médio. Na primeira vez que participou de um ato, o garoto não estava usando lenços para se proteger do gás lacrimogêneo e nem tomou nenhuma outra precaução. “Eu não me preparei porque não sabia que eu ia participar. Vi no Facebook e vim”, contou. Quando foi perguntado se a mãe dele sabe, ele responde simplesmente: “Não sei”. Como assim? “Eu mandei uma mensagem para ela dizendo que estava vindo, mas não sei se ela viu”, explicou. Ainda assim, William não deixou que a reportagem tirasse uma foto de seu rosto ou de seu uniforme.

CONTINUE LENDO: Ação ‘desproporcional’ da PM em protesto provoca pânico até entre moradores
'Repressão brutal' de PM foi 'desvio perigoso', diz Repórteres Sem Fronteiras


Viewing all 216 articles
Browse latest View live