iG São Paulo
Protagonista de “O Mágico de Oz” fala sobre a responsabilidade de calçar os sapatos vermelhos de Dorothy na produção, atualmente em cartaz no Teatro Alfa, em São Paulo
Subir nos sapatinhos vermelhos de Dorothy, protagonista de “O Mágico de Oz”, não é para qualquer uma. Foi Judy Garland quem eternizou o papel no filme de 1939 e, depois disso, a obra se tornou emblemática na história do cinema e teatro musical. Não à toa Malu Rodrigues, a escolhida para interpretar a personagem no espetáculo atualmente em cartaz no Teatro Alfa, em São Paulo, investe todas as suas energias e aguenta até um pé quebrado para poder trilhar o caminho dos tijolos amarelos. “Espero que a Judy Garland esteja se sentindo honrada lá em cima”, diz ela.
LEIA TAMBÉM - Quvenzhané Wallis é confirmada na refilmagem de "Annie"
Best-seller transforma garotos do lixo em protagonistas de luta contra corrupção
Talvez sua lembrança mais marcante de Malu seja no papel de Bia, a filha do personagem de Fábio Assunção em “Tapas e Beijos”. Mas, aos 19 anos, a carioca pode ser considerada veterana, tendo trabalhado desde os 2 anos de idade, quando interpretou a versão bebê de Xuxa em um especial de fim de ano.
Curta a página do iG Jovem no Facebook
Com tanto tempo de carreira, a jovem atriz já até foi alvo de sua primeira polêmica: aos 16 anos, protagonizou uma cena de sexo onde aparecia parcialmente nua no musical “O Despertar da Primavera”, em 2009. “Era apenas um seio que aparecia bem rapidinho. E ainda era só um, que era para não ter problema.”
Siga o iG Jovem no Twitter
Despontando agora no mundo do teatro musical, a carioca não se contenta com o sucesso que anda conquistando por aqui. O grande sonho dela é cantar em um espetáculo da Broadway. “Eu sou apaixonada por aquele lugar”, ela fala com os olhos brilhando.
iG: Como você estudou para fazer “O Mágico de Oz”?
Malu Rodrigues: Assim que acabou a temporada de “Um Violinista no Telhado”, em 2011, eu fui para Londres para ver o espetáculo lá, que tinha acabado de estrear. Eu nunca tinha viajado e nem visto um musical fora do país, então foi uma decisão meio impusilva. Eu já tinha, também, comprado o DVD e assistido mil vezes. Mas você assistir a bruxa voando na sua frente, é diferente. É mágico. Quando voltei, em dezembro, eles falaram que iam me convidar para interpretar Dorothy. E eu pensei: “Que bom! A viagem não foi por nada!”
LEIA TAMBÉM - Veja os indicados ao MTV Movie Awards 2013
iG: Dorothy é um personagem que toda atriz gostaria de fazer. Você se sente um pouco pressionada em encarná-la nos palcos sendo tão nova?
Malu Rodrigues: São tantas marcações e tempo em cena, que na verdade eu não penso muito nisso. A gente sempre espera fazer o seu melhor, independente de ser Dorothy ou Wendla. O fato de ser uma personagem emblemática tem um peso, mas não influenciou em nada. Eu só espero que a Judy Garland esteja se sentindo honrada lá em cima. Ela estando bem, para mim está tudo certo (risos).
![Aos 19 anos, Malu Rodrigues assumiu a responsabilidade de viver Dorothy em Aos 19 anos, Malu Rodrigues assumiu a responsabilidade de viver Dorothy em]()
Aos 19 anos, Malu Rodrigues assumiu a responsabilidade de viver Dorothy em "O Mágico de Oz"
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Antes de ser convidada para o papel, a atriz chegou ir até Londres para estudar para uma audição para viver a personagem emblemática Antes de ser convidada para o papel, a atriz chegou ir até Londres para estudar para uma audição para viver a personagem emblemática]()
Antes de ser convidada para o papel, a atriz chegou ir até Londres para estudar para uma audição para viver a personagem emblemática
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Detalhe da penteadeira do camarim de Malu Rodrigues Detalhe da penteadeira do camarim de Malu Rodrigues]()
Detalhe da penteadeira do camarim de Malu Rodrigues
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![A atriz começou a atuar aos 2 anos de idade, quando fez a versão mais nova de Xuxa em um especial de fim de ano A atriz começou a atuar aos 2 anos de idade, quando fez a versão mais nova de Xuxa em um especial de fim de ano]()
A atriz começou a atuar aos 2 anos de idade, quando fez a versão mais nova de Xuxa em um especial de fim de ano
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Naturalmente loira, Malu passa por uma transformação para viver Dorothy Naturalmente loira, Malu passa por uma transformação para viver Dorothy]()
Naturalmente loira, Malu passa por uma transformação para viver Dorothy
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
!['Espero que a Judy Garland esteja se sentindo honrada lá em cima', ela diz 'Espero que a Judy Garland esteja se sentindo honrada lá em cima', ela diz]()
'Espero que a Judy Garland esteja se sentindo honrada lá em cima', ela diz
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![O grande sonho de Malu Rodrigues é um dia estrelar um espetáculo da Broadway O grande sonho de Malu Rodrigues é um dia estrelar um espetáculo da Broadway]()
O grande sonho de Malu Rodrigues é um dia estrelar um espetáculo da Broadway
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
!['Eu sou apaixonada pela Broadway', ela diz com os olhos brilhando 'Eu sou apaixonada pela Broadway', ela diz com os olhos brilhando]()
'Eu sou apaixonada pela Broadway', ela diz com os olhos brilhando
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Outro plano de Malu é investir na carreira cinematográfica Outro plano de Malu é investir na carreira cinematográfica]()
Outro plano de Malu é investir na carreira cinematográfica
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Além de musicais, Malu faz a personagem Bia, em 'Tapas e Beijos' Além de musicais, Malu faz a personagem Bia, em 'Tapas e Beijos']()
Além de musicais, Malu faz a personagem Bia, em 'Tapas e Beijos'
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
!['As pessoas quase não me reconhecem na rua porque somos muito diferentes', ela diz 'As pessoas quase não me reconhecem na rua porque somos muito diferentes', ela diz]()
'As pessoas quase não me reconhecem na rua porque somos muito diferentes', ela diz
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![A garota estuda bastante sempre que vai estrelar um musical. 'Viajei até Londres para ver um montagem de 'O Mágico'' A garota estuda bastante sempre que vai estrelar um musical. 'Viajei até Londres para ver um montagem de 'O Mágico'']()
A garota estuda bastante sempre que vai estrelar um musical. 'Viajei até Londres para ver um montagem de 'O Mágico''
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Depois da maquiagem, Malu Rodrigues corre para colocar a peruca que usa no espetáculo Depois da maquiagem, Malu Rodrigues corre para colocar a peruca que usa no espetáculo]()
Depois da maquiagem, Malu Rodrigues corre para colocar a peruca que usa no espetáculo
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![As ajudantes enrolam o cabelo de Malu As ajudantes enrolam o cabelo de Malu]()
As ajudantes enrolam o cabelo de Malu
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![A correria é tanta que, enquanto ela recebe ajuda, ela aquece a voz A correria é tanta que, enquanto ela recebe ajuda, ela aquece a voz]()
A correria é tanta que, enquanto ela recebe ajuda, ela aquece a voz
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Uma rede prende o cabelo de Malu para nenhum fio escapar durante o espetáculo de 3h Uma rede prende o cabelo de Malu para nenhum fio escapar durante o espetáculo de 3h]()
Uma rede prende o cabelo de Malu para nenhum fio escapar durante o espetáculo de 3h
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![A peluca castanha da personagem é colocada A peluca castanha da personagem é colocada]()
A peluca castanha da personagem é colocada
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Malu fica 3h em cima de um salto, mesmo estando com o pé quebrado Malu fica 3h em cima de um salto, mesmo estando com o pé quebrado]()
Malu fica 3h em cima de um salto, mesmo estando com o pé quebrado
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
!['Eu estreei chorando de desespero', explica a garota 'Eu estreei chorando de desespero', explica a garota]()
'Eu estreei chorando de desespero', explica a garota
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Mesmo estando há tanto tempo no teatro, Malu sempre fica nervosa antes de entrar no palco Mesmo estando há tanto tempo no teatro, Malu sempre fica nervosa antes de entrar no palco]()
Mesmo estando há tanto tempo no teatro, Malu sempre fica nervosa antes de entrar no palco
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
!['Se não bate um frio na barriga, não tem graça', ela garante 'Se não bate um frio na barriga, não tem graça', ela garante]()
'Se não bate um frio na barriga, não tem graça', ela garante
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Malu dá os últimos retoques na maquiagem cortando fiozinhos da franja da peruca Malu dá os últimos retoques na maquiagem cortando fiozinhos da franja da peruca]()
Malu dá os últimos retoques na maquiagem cortando fiozinhos da franja da peruca
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Os figurinhos na coxia. Alguns personagens, inclusive Malu, se trocam entre cenas Os figurinhos na coxia. Alguns personagens, inclusive Malu, se trocam entre cenas]()
Os figurinhos na coxia. Alguns personagens, inclusive Malu, se trocam entre cenas
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Para bater o nervosismo, Malu reza. 'Sempre falo com Deus antes de um espetáculo' Para bater o nervosismo, Malu reza. 'Sempre falo com Deus antes de um espetáculo']()
Para bater o nervosismo, Malu reza. 'Sempre falo com Deus antes de um espetáculo'
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
![Malu e os sapatinhos vermelhos de Dorothy Malu e os sapatinhos vermelhos de Dorothy]()
Malu e os sapatinhos vermelhos de Dorothy
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
!['Aguentar o espetáculo todo em cima do salto é uma das maiores dificuldades', ela diz 'Aguentar o espetáculo todo em cima do salto é uma das maiores dificuldades', ela diz]()
'Aguentar o espetáculo todo em cima do salto é uma das maiores dificuldades', ela diz
Foto: Fotoarena/Cristina Gallo
iG: Você fica nervosa antes de subir no palco?
Malu Rodrigues: Sempre. Acho que se não rola uma dorzinha na barriga, não tem graça. É uma adrenalina que, depois que você entra no palco, passa. Mas sempre antes de entrar eu fico nervosa. Sempre.
iG: O que você faz para espantar o nervosismo?
Malu Rodrigues: Uma coisa que eu sempre faço e me dá uma relaxada é rezar. Sou católica, então eu sempre rezo antes de entrar em um espetáculo. Então, eu tiro um tempinho antes da peça começar e fico sozinha no palco falando com Deus.
iG: O que você quis ser primeiro: atriz ou cantora?
Malu Rodrigues: Eu era muito pequena quando comecei a ser atriz. O meu primeiro trabalho mesmo eu tinha 2 anos de idade. Eu fiz a Xuxa menorzinha em um especial de fim de ano. Como eu era um bebê muito bonitinho, eu cresci fazendo teatro. Aos 8 anos, eu decidi fazer canto porque eu era muito tímida e aprenderia a impostar a voz, a falar melhor. Eu continuo estudando até hoje com a Estela Elias, que está no musical “Hello Dolly”. Aos 13, eu tive sorte que “A Noviça Rebelde” estava vindo e fiz uma audição. A partir daí, eu continuei cantando, cantando e foram surgindo outras coisas.
iG: Como fez para conciliar o estudo e a carreira?
Malu Rodrigues: Eu sempre estudei na mesma escola desde pequenininha, então todo mundo me conhecia. Como eu cresci fazendo trabalhos, era muito tranquilo faltar. A orientadora até me deixava sair sem autorização. E eu sempre me dediquei aos estudos, nunca fui má aluna. Então foi mais uma parceria entre meu pai, minha escola e eu, de não deixar os estudos de lado, por mais que eu odiasse ir para o colégio.
iG: Você sempre quis ser atriz, então?
Malu Rodrigues: Por ter feito teatro desde criança, a minha agente me perguntou, quando eu tinha uns 12 anos, se era aquilo mesmo que eu queria fazer, já que eu nunca tinha apostado em outra coisa. Ela disse: “sei lá, vai fazer um futebol, um futevôlei”. Aí eu entrei para fazer futebol no Fluminense, no Rio, e odiei, achei uó. Fui para o futevôlei na praia e era super bacana, mas não era a mesma sensação de estar no teatro. Aí eu disse: “Olha, jogadora eu já vi que não quero ser” (risos).
iG: Por mais que você tenha feito teatro desde sempre, um musical é um tanto diferente de uma peça convencional, porque, além da atuação, você tem que se preocupar também em cantar. Como foi estrear em um espetáculo deste tipo?
Malu Rodrigues: É bastante diferente, porque, além de cantar e atuar, a gente tem que ficar ligado com a marcação de cenário e luz. No entanto, cada espetáculo tem sua dificuldade. Aqui em “ O Mágico de Oz”, por exemplo, eu tenho problemas com o sapato, que é de salto e eu fico cerca de três horas em cima deles. Ainda mais agora que eu quebrei o pé. Eu estreei chorando de desespero por causa disso (risos). E ainda tem o cachorro, que é de verdade. Mas, depois que você começa a fazer, dá uma relaxada. E a voz é uma coisa que você tem que tomar cuidado. Sair à noite, fumar e beber são coisas que não acontecem na minha vida.
iG: Qual é o seu grande sonho?
Malu Rodrigues: O meu principal desejo é fazer um musical da Broadway. Eu sou apaixonada por aquele lugar. Além de apostar na minha carreira no cinema.
iG: Já está estudando para chegar na Broadway?
Malu Rodrigues: Eu mando currículo para algumas coisas, mas mais para os filmes de musical. Eu também me inscrevo em audições. Eu vejo que alguém vai sair e já fico ligada. Eu também quero ir para lá, para ver os espetáculos, estudar e fazer cursos. Eu acho isso bastante importante. Também estou fazendo aula particular de inglês com um professor que é americano para poder tirar o sotaque.
iG: Em “O Despertar da Primavera”, você fazia uma cena de sexo que ficou super falada e causou polêmica. Como você lidou com este problema?
Malu Rodrigues: Eu lidei de jeito nenhum. Porque, pra mim, foi a coisa mais sem sentido. O Charles [Moeller], o Claudio [Botelho] e o Pierre [Baitelli, o seu o par romântico na peça] foram super cuidadosos na hora de marcar a cena. E não era nada demais. Era apenas um seio que aparecia bem rapidinho. E ainda era só um, que era para não ter problema, entende? (risos). Quando uma psicóloga veio assistir a peça, por ordem do juiz, eu para ela, por gentileza, vir falar comigo. Porque eu queria dizer: “Isso é um equivoco. Eu continuo menininha do jeito que sempre fui. Continuo virgem, se é esse o problema. A peça não mudou nada na minha vida”. A história era linda, tinha todo um contexto, não era apenas uma cena de sexo. Mas o que me incomodou mesmo foi 27 programas me ligarem pedindo uma entrevista e eu disse que eu não ia dar. E eu não dei.
iG: Você já tinha feito outros papéis na TV, mas em “Tapas e Beijos”, da Globo, você ganhou mais destaque. Você já está sendo reconhecida na rua?
Malu Rodrigues: Muita criança me reconhece. Elas parecem ser mais detalhistas, mas é difícil um adulto saber que eu sou. Um ou outro diz: “Olha, a filha do Fábio Assunção”. Mas raramente me reconhecem, até porque TV engorda (risos). E cabelo, o jeito são diferentes. Eu sou muito menininha, muito tímida na vida real.
LEIA TAMBÉM - Romance pega fogo em “Dezesseis Luas”, nova franquia teen
Estreia no Brasil novela mexicana musical "Miss XV", pelo canal Nickelodeon