Quantcast
Channel: Mix: tudo sobre cultura jovem - Jovem - iG
Viewing all articles
Browse latest Browse all 216

A nova arte de ser nerd

$
0
0

iG São Paulo

Amantes de tecnologia, HQs e "Star Wars" deixam o grupo dos perdedores na escola para ditar comportamento e estilo. Rótulo deixou de ser negativo para virar o grupinho "cool"

Está bem enganado quem pensa que todo nerd usa aparelho, vive cheio de espinhas e não tem amigos. A imagem eternizada nos filmes e desenhos americanos, do CDF que apanha dos valentões da escola, está se tornando cada vez mais rara: hoje os nerds são protagonistas de séries, se tornam bilionários com suas start-ups e ditam comportamento nas redes sociais. Neste novo cenário, existe até mesmo um Dia do Orgulho Nerd, comemorado no dia 25 de maio.

LEIA MAIS - SP vira campo de batalha medieval para fãs de "Game of Thrones"
Robótica aproxima estudantes do sonho de um dia ser um Homem de Ferro

Para Bia Granja, curadora do youPIX, festival de cultura de internet cuja próxima edição acontece em julho, o nerd de hoje não tem um estereótipo.

Curta a página do iG Jovem no Facebook

“O nerd já não usa mais camisa xadrez, caneta no bolso, óculos e aparelho nos dentes. Se você ver um cara assim na rua, é mais provável que ele seja hipster", brinca.

Siga o iG Jovem no Twitter

Segundo ela, o nerd de hoje é muito diferente do que conhecemos pelos ícones do cinema e tv, como o banana do Napoleon Dynamite ou o Milhouse de "Os Simpsons".

"Ser nerd hoje em dia tem a ver com ir atrás do que você quer. O novo nerd tem um espírito 'faça você mesmo' na veia. Ele realmente corre atrás das coisas que o interessam", comenta Bia.

Nerd com orgulho

O aluno de medicina Gabriel Antunes, 21, quem o diga. Ele é apaixonado por histórias em quadrinhos, filmes de super-heróis e RPG. Fã do Homem-Aranha e atualmente viciado em Battlefield 3, o estudante diz que não se encaixa no estereótipo clássico do nerd perdedor.

“Eu saio bastante, vou a shows, viajo com amigos e sempre conciliei isso com meu gosto por HQs, filmes de super-heróis e jogos online”, afirma.

LEIA TAMBÉM - 10 teorias da conspiração dos desenhos animados
Escola forma jovens bruxas, mas não ensina a transformar sapo em príncipe

Em vez de o afastar das pessoas, as paixões do estudante o fizeram conhecer gente com gostos parecidos aos dele. “Ser nerd me fez conhecer muita gente bacana”, revela o futuro médico. Ele conta que, com suas paixões "nerds", fez uma porção de amigos em jogos online multiplayer e inclusive conheceu sua namorada em um fórum de discussão sobre música.

A também estudante Flora Cruz, 19, se sente nerd por gostar de animes, ficção científica, jogos online e ter lido três vezes “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. “Hoje é difícil se definir como qualquer coisa sem ser apedrejada, mas acho que, pela definição generalizada, posso dizer que sou nerd”, reconhece a estudante de comunicação.

LEIA TAMBÉM - Sem medo de grama no cabelo, brasileiras do rúgbi miram 2016
De luvas cor de rosa, meninas mostram no ringue que luta é coisa de mulher

Segundo ela, em tempos de Mark Zuckerberg e "The Big Bang Theory" é raro haver resistência em relação ao rótulo. “Eu sofro mais preconceito de meus pais do que de qualquer outra pessoa. Eles me veem jogando e falam para eu ir para a balada”, brinca.

Gabriel ainda aponta que, atualmente, o mais importante, sendo nerd ou não, é ser você mesmo e respeitar as diferenças no meio em que você vive. “Cada pessoa tem seus gostos pessoais e conviver em meio a essas individualidades traz bastante aprendizado. Eu aprendo com os gostos dos meus amigos ‘não nerds’ e eles aprendem com os meus”, afirma o estudante.

Ser nerd agora é "cool"

Gabriel, Flora e Bia concordam em uma coisa: é muito mais fácil ser nerd hoje. "Atualmente, os estereótipos nerds são positivos. É cool ser nerd. Antigamente, esse rótulo era negativo, ser nerd era estar preso em seu próprio mundo”, diz Flora.

A curadora do youPIX afirma que a internet foi muito importante para esta transformação. "A internet foi providencial para a transformação da cultura nerd. Hoje o nerd é um cara ligado à esfera digital, ele vai atrás do que quer e da melhor maneira de se expressar. Ser nerd hoje é uma questão muito mais filosófica do que física", avalia.

“A internet ajudou a cultura nerd a sair do underground e chegar ao mainstream. O campo nerd está muito mais expandido hoje em dia e isso ajuda na aceitação dessa cultura”, acredita a curadora.

O estereótipo nerd na mídia já está mudando, mas ainda não se assemelha a real condição dos nerds atuais. “Em 'Big Bang Theory', por exemplo, os personagens nerds têm necessariamente problemas sociais, e isso não é verdade na vida real”, compara Flora.

Para a estudante, não deveria existir uma definição de nerd. “Cada um tem seus interesses e gostos. As pessoas não deveriam ser rotuladas por serem diferentes da maioria. É como se eu resolvesse chamar pelo mesmo nome pessoas que gostam de assistir novela”, conclui.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 216

Latest Images

Trending Articles